segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologiaCalendário astronômico de julho tem uma das chuvas de meteoros mais importantes do...

Calendário astronômico de julho tem uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano

O mês de julho está recheado de eventos astronômicos incríveis. O destaque fica para a chuva de meteoros Delta Aquáridas, uma das mais importantes do ano. Esse mês ainda pode contar finalmente com o lançamento do Ariane 6 e o dramático retorno dos astronautas da Starliner à Terra.

É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.

Calendário astronômico de Julho

5 de julho: Afélio. Neste dia a Terra está mais distante do Sol do que em qualquer outro momento do ano.

5 de julho: Lua Nova às 19h59.

9 de julho: Ariane 6 deve finalmente decolar. O sucessor do Ariane 5 está marcado para ser lançado do Espaçoporto Europeu, localizado na Guiana Francesa. 

Representação artística do lançamento do foguete Ariane 6. Crédito: ESA

13 de julho: Lua Crescente às 19h49.

15 de julho: Conjunção entre Marte e Urano antes do amanhecer, direção leste, na constelação de Touro. 

21 de julho: A Lua Cheia de julho, conhecida como “Lua dos Cervos”, chega às 07h29. 

Julho marca a época em que crescem os chifres dos cervos machos, por isso a lua cheia desse mês é “dos Cervos”. Os chifres desses animais passam por um ciclo anual de queda e regeneração, tornando-se progressivamente maiores com o avanço da idade.

Crédito: Volodymyr Burdiak – Shutterstock

27 e julho: Lua Minguante às 23h54.

30 e 31 de julho: Chuva de meteoros Alfa Capricornídeos tem seu auge durante esses dias. Conhecida por produzir meteoros lentos (e poucos).

31 de julho: Esse também é o dia do pico de uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano: a Delta Aquáridas. 

O evento nada mais é  do que a queima de gelo e gases congelados com pedaços de rochas e poeira incrustados nos cometas. Quando o cometa se aproxima do Sol acontece um fenômeno de sublimação e então as partículas de gelo são voltadas em direção à Terra e convertidas em gás quando entram aqui. Essa queima gera o efeito que conseguimos visualizar, com cerca de 25 meteoros por hora.

Chuva de meteoros registrada em Serra Nevada, EUA. Crédito: Apipattanamongkol – Shutterstock

Ainda este mês, mas sem data definida

Starliner: A nave da Boeing finalmente decolou, mas isso não quer dizer que a novela chegou ao fim. A dupla de astronautas retornaria à Terra por volta de 12 de junho, uma semana após o lançamento. No entanto, essa volta para casa parece inalcançável – até agora, já foram três adiamentos. É esperado, no entanto, que eles voltem ainda em julho.

Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams são os astronautas do primeiro voo tripulado da Starliner. Crédito: NASA

Starship: O maior foguete do mundo pode decolar mais uma vez. Após um lançamento perfeito em junho, a SpaceX pode colocar a Starship no ar novamente, já que Elon Musk pretende lançar seu megafoguete pelo menos mais cinco vezes esse ano.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui