O ex-lateral Cafu, pentacampeão mundial com o Brasil, deu forte declaração ao jornal espanhol As, e se mostrou preocupado com a quantidade de jogadores decididos a atuar na Premier League, principal competição do futebol britânico. Segundo ele, a Inglaterra não vem sendo o melhor destino para os jogadores brasileiros.
“Temo que, quanto mais brasileiros passarem para a Premier League, menos chances o Brasil terá de vencer a Copa do Mundo”, afirmou o ex-jogador, que venceu duas Copas com a Seleção (1994 e 2002), além de um vice (1998).
Na opinião do capitão do penta brasileiro, jogadores que atuam na Inglaterra estão sujeitos a grande exposição na mídia. Esse fator, para Cafu, pode até mesmo fazer os atletas se acharem em patamar diferente do que realmente estão.
“Imagine sofrer uma lavagem cerebral pela mídia todas as semanas de que você é o melhor do mundo, enquanto você não está nem perto de ser o melhor”, completou.
Em meio às críticas, o ex-lateral destacou preferência pelo Campeonato Espanhol, onde acredita que “se fala de futebol”.
“Prefiro a La Liga porque tem uma mentalidade elevada de chegar à final e vencê-la. Na La Liga não há boca diante das câmeras de televisão para contar mentiras sobre os jogadores espanhóis ou promovê-los ao mundo. Lá eles falam de futebol, não de mito”, explicou o ex-jogador, que defendeu o Real Zaragoza na Espanha em 1995.
Curiosamente, a Premier League 2023/24 teve 30 jogadores brasileiros, contra 16 no Campeonato Espanhol. Frequentemente, o Brasil é o país com mais jogadores na elite do futebol britânico, superando nações como a própria Inglaterra, além de França e Espanha.
Revelado pelo São Paulo, Cafu teve grande impacto no futebol brasileiro antes de seguir para a Europa. Nos primeiros anos de carreira, o então jogador foi destaque no próprio Tricolor e no Palmeiras, mas a partir de 1997, passou a ser referência também no Velho Continente. Por dez anos, Cafú foi destaque no Campeonato Italiano, onde defendeu Roma e Milan.