Internautas não perdoaram e transformaram em memes a cadeirada que o candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) deu no também candidato Pablo Marçal (PRTB). A agressão aconteceu durante o debate promovido pela TV Cultura, realizado no Teatro B32, neste domingo, 15.
Perfis do Instagram, como o @memesbrasil, fizeram alusão a cenas de filmes. Outros brincaram com a sequência de Fibonacci.
A página @festadafirma publicou uma montagem com a legenda: “Encerrando uma discussão corporativa”. Na imagem, Datena representa o funcionário que enviou o e-mail. A cadeira, o anexo.
O perfil @badvibesmemes também brincou com o episódio. A página publicou uma montagem em que Datena representa a “segunda-feira”, enquanto Marçal, que levou a cadeirada, o cidadão brasileiro.
Usuários da plataforma Bluesky, rede adotada por brasileiros que perderam acesso ao Twitter/X, também brincaram com a situação. Um internauta publicou a foto da agressão com a legenda: “Isso vai estar no Louvre” — famoso museu de arte localizado em Paris, na França.
Outro escreveu: “Achava que ‘o Datena deu uma cadeirada em Marçal’ era figura de linguagem, até que vieram as imagens”. Ele fez alusão ao bordão que o ex-apresentador usava em seu programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.
A agressão de Datena em Marçal
Durante o debate, Marçal chamou Datena de “arregão” e que deveria anunciar a desistência de sua campanha. Esse foi o momento em que o candidato do PSDB partiu para cima de seu rival e usou uma cadeira para agredi-lo.
Assustado, o moderador Leão Serva chamou o intervalo comercial. No retorno, Serva anunciou a expulsão de Datena e afirmou que Marçal, agredido, resolveu deixar o evento.
O encontro seguiu com os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
Candidato do PSDB se manifestou
Depois de sair do debate, Datena se manifestou sobre a agressão. Ao responder uma pergunta de uma repórter da TV Cultura se estava arrependido, ele respondeu “claro que não”. Além disso, o ex-apresentador chamou o oponente de “canalha”.
A assessoria de Marçal chegou a informar que o candidato fraturou uma das costelas depois da cadeirada. Ele foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde chegou por volta da meia-noite desta segunda-feira, 16. Equipe médica informou que ele sofreu traumatismo na região torácica.