sexta-feira, fevereiro 28, 2025
InícioEconomiaCade aprova compra da Shopper pelo iFood sem restrições

Cade aprova compra da Shopper pelo iFood sem restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, na quarta-feira 26, por unanimidade e sem restrições, a aquisição de uma participação na Shopper pelo iFood. O relator do caso foi o conselheiro José Levi.

shopper
A Shopper atua apenas no Estado de São Paulo | Foto: Divulgação/Shopper

A Shopper oferece produtos de supermercado e atende 129 cidades do Estado de São Paulo. Seu modelo de negócio inclui modalidades de compras programadas.

A superintendência-geral do Cade já havia dado parecer favorável em novembro de 2024.

De acordo com informações da própria empresa, o iFood movimenta em média 96 milhões de pedidos por mês e está presente em cerca de 1,7 mil cidades brasileiras. Nos últimos anos, a companhia tem expandido sua atuação para além do delivery de comida e inserido mercados, farmácias, petshop e outros segmentos.

Conselheiros analisaram impacto na concorrência do iFood

A conselheira Camila Alves solicitou, no ano passado, uma revisão mais aprofundada do caso. Ela argumentou que era necessário examinar detalhadamente os volumes de venda das duas empresas e seu impacto na concorrência. Além do próprio iFood, foram analisadas plataformas como o Rappi e Uber Mercado.

Para o relator, a aquisição de uma participação minoritária minimizou preocupações regulatórias. “A Shopper detém uma pequena fatia do mercado”, analisou Levi. “E, mesmo em locais onde poderia haver preocupação concorrencial, trata-se de regiões de menor porte ou de população sazonal.”

O conselheiro Gustavo Augusto argumentou que, apesar de alguns segmentos apresentarem maior concentração de mercado, “a rivalidade entre os concorrentes continua evidente”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui