terça-feira, setembro 17, 2024
InícioEconomiaCade aprova aquisição de 15% da Sabesp pela Equatorial

Cade aprova aquisição de 15% da Sabesp pela Equatorial

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de 15% das ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pela Equatorial. A aprovação foi sem restrições, ocorrida na terça-feira 6, de acordo com parecer do superintendente-geral Alexandre Barreto de Souza, em despacho de 11 páginas.

A aprovação é requisito para que a Equatorial possa assumir de fato os seus direitos como acionista de referência da Sabesp. A empresa pagou R$ 6,8 bilhões pelas ações da então estatal.

A empresa poderá escolher o presidente da Sabesp. Além disso, caberá à Equatorial indicar conselheiros, incluindo o presidente do conselho de administração — cargo-chave para companhias com ações negociadas na Bolsa de Valores.

Leia mais:

O parecer de Barreto de Souza entendeu que a operação não prejudica o ambiente concorrencial. Conforme avaliou, as duas empresas juntas (Sabesp e Equatorial) representam menos de 50% do mercado nacional de saneamento básico.

Superintendente do Cade avalia cláusula de investimentos na Sabesp

Caixas d'água com o logotipo da Sabesp
Sabesp passa a ter a Equatorial, empresa da iniciativa privada, como acionista de referência | Foto: Divulgação/Sabesp

Barreto de Souza também avaliou, no entanto, que a cláusula de não concorrência do acordo de investimentos, previsto nas regras de privatização da companhia, está em linha com a jurisprudência do Cade.

Ao final do documento, ele vota pela aprovação “sem restrições” da aquisição.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui