Um filhote de cachorro da raça cockapoo voltou a andar, depois de se submeter a uma cirurgia inovadora. O procedimento utilizou parafusos impressos em 3D para fixar a coluna vertebral do cão.
O caso foi divulgado no Facebook, pelo hospital veterinário que cuidou de Arthur, o cachorro. Com apenas seis meses, ele ficou paralisado por dois dias. Isso ocorreu em virtude do enfraquecimento repentino de seus membros.
A tutora Natalie Jones levou Arthur rapidamente à clínica ChesterGates Veterinary Specialists, em Chester, na Inglaterra. Lá, foi informada de que o prognóstico não era bom.
Os exames revelaram que uma parte da coluna de Arthur não estava devidamente conectada, o que provocou a compressão da medula espinhal e causou a perda de função em todos os quatro membros.
A cirurgia do cachorro
Os cirurgiões veterinários se uniram a uma empresa de Liverpool para criar parafusos espinhais impressos em 3D, produzidos sob medida para estabilizar a coluna de Arthur. Ele passou por uma operação de quatro horas para a colocação dos dispositivos. Três semanas após a cirurgia, Arthur começou a andar novamente.
Durante dois meses, Arthur se recuperou sem complicações, passando por várias sessões de fisioterapia. Agora, recuperou a função dos membros e consegue andar lentamente. “Foi uma segunda chance na vida para Arthur”, comentou um dos veterinários envolvidos no caso.