domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaCaçador de exoplanetas da NASA volta a trabalhar no espaço

Caçador de exoplanetas da NASA volta a trabalhar no espaço

No dia 8 de abril, o TESS (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito) da NASA, entrou em modo de segurança. De acordo com um comunicado emitido pela agência, a espaçonave retomou as operações na sexta-feira (17) – véspera do seu 6º aniversário de lançamento.

“Todos os instrumentos estão ligados e, após o download bem-sucedido de dados científicos coletados anteriormente armazenados no gravador da missão, agora estão fazendo novas observações”, diz a nota, informando que “a equipe está investigando a causa raiz do modo de segurança, que ocorreu durante as atividades de engenharia programadas”. 

Sobre o caçador de exoplanetas TESS:

  • TESS é um explorador de astrofísica da NASA operado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
  • Lançado em 2018, o equipamento tem varrido quase todo o céu em busca de mundos além do Sistema Solar, chamados de exoplanetas;
  • A missão TESS também descobriu outros fenômenos cósmicos, como buracos negros e oscilações estelares.
O TESS (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito), caça-exoplanetas da NASA, já detectou quase sete mil possíveis mundos alienígenas. Crédito: Dotted Yeti – Shutterstock

Astrônomos da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram 85 possíveis novos mundos fora do nosso Sistema Solar, com temperaturas semelhantes às dos nossos vizinhos próximos. Esses candidatos a exoplanetas foram detectados pela análise de dados do TESS.

O telescópio espacial já identificou quase sete mil candidatos a exoplanetas (que fazem parte do catálogo de “Objetos de Interesse do TESS”, cuja sigla é TOI) – dos quais mais de 400 foram confirmados. Saiba mais aqui.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui