A BYD vai lançar uma nova geração da Blade Battery com uma meta de redução de custo de 15%, segundo o site CarNews China. A linha deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2025.
Essa é a primeira atualização da bateria baseada em fosfato de ferro-lítio, que foi lançada inicialmente em março de 2020.
Conheça Blade Battery 2.0, a bateria mais barata da BYD
A nova versão de lâmina curta terá densidade de energia de até 210 Wh/kg, o que deve trazer maior durabilidade e eficiência para os veículos da montadora. Atualmente, essa carga é de 150 Wh/kg.
Além disso, a Blade Battery 2.0 suportará descarga de pico de 16C, de acordo com a reportagem. Essa é a taxa usada para medir o quão rápido uma bateria carrega ou descarrega. Na prática, considerando uma carga constante, o tempo de carga será de menos de 20 minutos.
Haverá também uma opção de lâmina longa com densidade de energia de até 210 Wh/kg, taxa de descarga de 8C e uma taxa de carga de 3C.
Os preços das baterias devem cair quase 50% até 2026, de acordo com um relatório da Goldman Sachs Research citado pela reportagem. Em 2022, o preço médio era de US$ 153 (R$ 931 pela cotação atual); até o final deste ano, deve chegar a US$ 111 (R$ 675) e, em 2026, pode bater US$ 80 (R$ 486).
A principal concorrente da BYD no mercado de baterias é a CATL, líder no segmento EV. A empresa é responsável por 46,2% do mercado na China, enquanto a montadora responde por 24%.

Em novembro, um executivo da empresa afirmou que o objetivo da próxima geração de baterias é oferecer melhor desempenho de alcance para os veículos.
“Isso aumentará a distância percorrida por nossos veículos e também estenderá o ciclo de vida da bateria em si”, disse Cao Shuang, diretor administrativo da BYD Central Asia na Divisão de Vendas de Automóveis na Europa, em uma entrevista ao canal chinês CGTN.
Segundo ele, a empresa tem concentrado esforços para aprimorar o sistema de gerenciamento do ciclo de vida da bateria e também desenvolver métodos de reutilização das peças.