No Olhar Digital já havíamos falado da projeção de que a BYD superasse a Ford em volume de vendas anuais num futuro próximo (saiba mais clicando aqui). Menos de um mês depois, o cenário se tornou realidade.
A chinesa vendeu 1,13 milhão de unidades no terceiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 38% na comparação com o mesmo período do ano passado e coloca a empresa na sexta posição entre as montadoras.
Chinesa se aproximou da Stellantis
- O resultado colocou a BYD à frente da Ford – agora sétima colocada no ranking – com uma vantagem de mais de 40 mil veículos.
- Além disso, a chinesa se aproximou da Stellantis – que ocupa a quinta posição.
- A diferença entre as empresas é de apenas 10 mil comercializações.
- No topo do ranking aparece a Toyota, que vendeu 2,73 milhões de unidades, seguida pela Volkswagen, com 2,17 milhões de veículos vendidos.
- A Hyundai vendeu 1,77 milhão de unidades e fecha o pódio.
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Crescimento da BYD contrasta com crise das montadoras tradicionais
O forte crescimento da fabricante chinesa é impulsionado por uma ampla linha de veículos híbridos e elétricos, além de incentivos governamentais na China, que estimulam a troca de carros mais antigos por modelos eletrificados. Isso demonstra um contraste em relação à fabricantes tradicionais que enfrentam problemas de excesso de capacidade e corte de produção, como, por exemplo, Volkswagen, Stellantis e Nissan.
Recentemente, a BYD aumentou sua capacidade de produção em 200 mil unidades, contratando milhares de funcionários para atender à crescente demanda. A expansão de vendas também se estende para mercados como Europa, América Latina e Sudeste Asiático.
Segundo analistas, se o ritmo de crescimento for mantido, a montadora logo estará entre as principais empresas mundiais do setor. No entanto, disputas geopolíticas e sanções dos Estados Unidos, especialmente com a eleição de Donald Trump, podem acabar freando este avanço chinês.