A BYD estaria se preparando para deixar a produção de suas baterias com células do tipo bolsa (pack) que são utilizadas em seus híbridos, como o Song Plus, segundo informações da Reuters.
A montadora chinesa estaria preocupada com a chance de vazamento dessas baterias, sendo forçada a substituir, aos poucos, para modelos com células prismáticas.
Baterias da BYD podem vazar?
- Fontes ouvidas pela Reuters indicam que as linhas de produção começaram a ser convertidas ainda em dezembro nas fábricas de Shaanxi e Zhejiang, ambas na China;
- Todavia, uma das linhas de produção segue produzindo células de bola para frear a interrupção da fabricação dos híbridos;
- As mesmas fontes afirmaram à agência de notícias que a produção desse tipo de célula deve parar de ser fabricada totalmente até 2025;
- Apesar das preocupações, nenhum caso de vazamento foi relatado até o momento, mas vale ressaltar que o receio da BYD também deve se tornar o receio de Tesla e outras montadoras.
Conforme as fontes, as baterias bolsa possuem células envolvidas em fino pacote de metal produzido com filmes laminados de alumínio e são mais leves, mas a probabilidade de deixarem vazar eletrólitos são maiores. Caso isso ocorra, a bateria pode queimar, ou, ainda, explodir.
A BYD já precisou realizar recall de 60 mil unidades do Tang DM-i na China. Tais veículos possuem justamente este tipo de bateria e, segundo informações repassadas ao órgão regulador chinês, o plano de recall cita defeito na bateria que pode causar “fuga térmica”.
Hoje em dia, este modelo de bateria é usado em todos os híbridos plug-in (PHEV) da montadora vendidos no mundo todo. Eles representaram 48% de suas vendas totais em 2023 de um total de três milhões. A grande maioria foi na China.
Procurada pela Reuters, a BYD não respondeu até o momento da publicação. O Olhar Digital também entrou em contato com a montadora e, assim que recebermos um posicionamento, atualizaremos esta reportagem.