sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaBYD anuncia recall por falha que pode causar incêndio; Brasil não é...

BYD anuncia recall por falha que pode causar incêndio; Brasil não é afetado

A montadora chinesa BYD anunciou o recolhimento de quase 97 mil veículos elétricos por uma falha na fabricação de itens do controle de direção com risco de causar incêndios. 

A medida inclui os modelos EVs Dolphin e Yuan Plus fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, segundo a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado chinesa. 

A falha que gerou o recall foi identificada no controlador Column-Assist Electric Power Steering (CEPS) da direção dos veículos. Uma vistoria mostrou que algumas unidades podem apresentar microfissuras no equipamento, gerando curto-circuito e superaquecendo o capacitador.

Falha em controle de direção forçou recall da montadora BYD / Imagem: Divulgação/BYD

De acordo com a agência de notícias Reuters, a empresa solicitou aos revendedores que instalassem uma correção nos carros recolhidos com uma espécie de isolamento. Não há informações se algum dos veículos do lote afetado pela falha chegou a ser exportado.

Montadora chinesa é a 7ª maior do mundo / Imagem: Karolis Kavolelis/Shutterstock

Recall raro na BYD

Os modelos Dolphin e Yuan Plus foram os mais vendidos da BYD em 2023, representando 26% dos 3 milhões de carros comercializados naquele ano, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Diferentemente da Tesla, o recall de veículos da BYD é raro, mas já aconteceu em 2022. Na época, foi recolhido um pequeno lote de híbridos plug-in Tang por causa do risco de incêndio relacionado a um defeito na bateria.

A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e se tornou a sétima maior montadora do planeta, ultrapassando Honda e Nissan. A gigante chinesa vendeu 980 mil veículos no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2023.

O que diz a BYD Brasil

Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil.

BYD do Brasil

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui