A montadora chinesa BYD anunciou o recolhimento de quase 97 mil veículos elétricos por uma falha na fabricação de itens do controle de direção com risco de causar incêndios.
A medida inclui os modelos EVs Dolphin e Yuan Plus fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, segundo a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado chinesa.
A falha que gerou o recall foi identificada no controlador Column-Assist Electric Power Steering (CEPS) da direção dos veículos. Uma vistoria mostrou que algumas unidades podem apresentar microfissuras no equipamento, gerando curto-circuito e superaquecendo o capacitador.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a empresa solicitou aos revendedores que instalassem uma correção nos carros recolhidos com uma espécie de isolamento. Não há informações se algum dos veículos do lote afetado pela falha chegou a ser exportado.
Recall raro na BYD
Os modelos Dolphin e Yuan Plus foram os mais vendidos da BYD em 2023, representando 26% dos 3 milhões de carros comercializados naquele ano, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Diferentemente da Tesla, o recall de veículos da BYD é raro, mas já aconteceu em 2022. Na época, foi recolhido um pequeno lote de híbridos plug-in Tang por causa do risco de incêndio relacionado a um defeito na bateria.
A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e se tornou a sétima maior montadora do planeta, ultrapassando Honda e Nissan. A gigante chinesa vendeu 980 mil veículos no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2023.
O que diz a BYD Brasil
Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil.
BYD do Brasil