A BYD confirmou a chegada da segunda geração das baterias Blade, que promete custar menos e entregar mais autonomia. Segundo as informações da montadora, a densidade de energia agora subiu para 190 Wh/kg, o que em tese permite que os carros elétricos da marca superem a marca de 1.000 km de alcance por carga.
Segunda geração da bateria blade
- Como mencionado antes, o principal avanço é em densidade energética.
- A nova bateria da BYD subiu de 140 Wh/kg para 190 Wh/kg, entregando um salto expressivo em autonomia por carga.
- A promessa é de 1.000 km com apenas uma carga completa. Se confirmado no mundo real, será um novo marco para o mercado de carros elétricos.
- A segunda geração da bateria Blade será lançada oficialmente em agosto deste ano.
Além disso, a empresa confirmou que implementou mais melhorias no peso, volume e consumo de energia das células. Outro ponto que vale ser mencionado é o preço mais baixo, já que baterias mais leves e que ocupam menos espaço precisam de menos matéria-prima, o que deve refletir também no valor dos veículos elétricos equipados com a nova versão da bateria Blade.
O que é a bateria Blade da BYD?
- A bateria Blade é feita de fosfato de ferro-lítio (LFT na sigla em infglês) e foi lançada em 2020.
- A proposta era entregar baterias menos caras e com mais densidade energética.
- Elas são compostas por longas lâminas finas e compridas (daí o nome em inglês) alinhas na transversal.
- Como resultado, ocupam menos espaço quando comparado com baterias comuns.
- Segundo a empresa, ela pode resistir a acidentes sem pegar fogo ou explodir, além de durar 5 mil ciclos de carregamento (0 a 100%) sem perder a capacidade máxima.
- Em 2021, a gigante chinesa confirmou que todos os seus veículos elétricos viriam com bateria Blade.
- O componente é fabricado pela FinDreams Battery, subsidiária da BYD.