sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaBuscas do Google estão piorando, diz estudo

Buscas do Google estão piorando, diz estudo

Atualmente, ficou mais difícil escapar de spam e encontrar informações úteis com mais rapidez na internet. Segundo um estudo de pesquisadores da Alemanha, o problema afeta os principais motores de busca, incluindo o mais popular do mundo: o Google.

Para chegar a conclusão, os especialistas passaram um ano analisando quase 7.400 consultas por análises de produtos nos três mecanismos de busca populares: Google, Bing e DuckDuckGo

O que foi descoberto

  • Após examinar os links, os acadêmicos das universidades de Leipzig e Bauhaus notaram que os mecanismos de busca “têm problemas significativos com conteúdo afiliado” (links pagos que encaminham clientes até uma loja ou vendedor).
  • Os buscadores também podem ser enganados por campanhas de spam de links afiliados. O Google, porém, foi o mais eficaz para conter o problema atualizando seus algoritmos, diz o estudo.
  • O efeito, no entanto, foi temporário. Especialistas em SEO e spam já descobriram como manipular os mais novos ajustes do buscador.
  • Com o crescimento de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) na web, é provável que os resultados das pesquisas piorem ainda mais.
  • “A linha entre conteúdo benigno e spam [está se tornando] cada vez mais confusa — uma situação que irá piorar com a IA ​​generativa”, diz um trecho da pesquisa.

Eles também notaram que o crescimento de conteúdo gerado por inteligência artificial vai piorar as buscas na web. “A linha entre conteúdo benigno e spam [está se tornando] cada vez mais confusa — uma situação que irá piorar com a IA ​​generativa”, diz um trecho da pesquisa.

Problema sem solução?

O artigo não faz nenhuma recomendação de solução porque, segundo os pesquisadores, a avaliação não foi suficiente para desenvolver uma contra-estratégia. Janek Bevendorff, assistente de pesquisa na Universidade de Leipzig e autor do artigo, disse ao The Register que é difícil dizer se existe uma maneira fácil de sair da atual situação.

O especialista diz que os motores de busca deveriam começar sendo mais cuidadosos ao selecionar quais páginas promover.

 “Proibir totalmente provavelmente não é uma solução”, já que muitos sites legítimos dependem do marketing de afiliados e da otimização de SEO como uma importante fonte de receita, disse Bevendorff, ao The Register. “No final, pode continuar a ser um jogo de gato e rato”, disse.

O que diz o Google

Um porta-voz do Google disse ao Business Insider que o estudo analisou “estritamente o conteúdo de análises de produtos”, portanto, não reflete a “qualidade geral” das buscas no Google.

“Lançamos melhorias específicas para resolver esses problemas – e o próprio estudo aponta que o Google melhorou no ano passado e está tendo um desempenho melhor do que outros mecanismos de busca.”

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui