Infelizmente, mesmo uma realidade consolidada e apreciada como a PlayStation Studios não conseguiu evitar a onda de demissões que afetou muito de seus estúdios. Segundo as notícias dos últimos dias, entre as equipes mais afetadas está a da Bungie, a maior aquisição da Sony nesta área que ainda não deu frutos, mas já começou a se desfazer.
Tudo começou ontem, com Jason Schreier da Bloomberg, fonte considerada muito confiável no cenário de games, que relatou uma onda de demissões dentro do estúdio Bellevue, confirmada posteriormente pelo CEO Pete Parsons. Até agora, infelizmente, nada de novo: outros estúdios PlayStation também foram atingidos por cortes de pessoal.
NOVO: A Bungie demitiu cerca de 8% de sua equipe na segunda-feira, ou cerca de 100 pessoas, disseram fontes à Bloomberg. Há duas semanas, os funcionários foram informados de que a previsão era de que as metas de receita não seriam cumpridas em 45%. Os funcionários foram estimulados a colocar as coisas nos trilhos… e então vieram demissões surpresa https://t.co/gEdbzCzO4X pic.twitter.com/dVAko01HlB
-Jason Schreier (@jasonschreier) 31 de outubro de 2023
Porém, é preocupante que na lista dos demitidos também estejam nomes importantes como Michael Salvatori, o famoso e histórico compositor que editou a trilha sonora da série Halo e a de Destiny, considerada por muitos jogadores um verdadeiro carro-chefe do o MMO. Schreier então colocou mais lenha na fogueira, relatando que a Bungie seria forçada a adiar Destiny 2: The Ultimate Forme por alguns meses, enquanto Marathon seria até adiado para 2025.
Agora descobrimos mais, a Bungie demitiu 8% de seus funcionários, e o número são de 100 pessoas da sua equipe de 1200! Para um estúdio de desenvolvimento isso é muita coisa.
Há duas semanas, os funcionários foram informados de que a previsão era de que as metas de receita não seriam atingidas em 45%, ou seja, ocorreu falta de verbas. Os funcionários foram estimulados a colocar as coisas nos trilhos… e então vieram demissões surpresa.
A explicação vem do CEO Pete Parsons que lamente a fraca retenção dos jogadores de Destiny 2, que tem caído consideravelmente e não estão gastanto tanto quanto a Sony gostaria. Outro ponto é que há uma má recepção desde o lançamento de sua última expansão, Lightfall. Parece q Jim Ryan errou feio nesta aquisição.
Calma que as coisas ainda podem piorar. A próxima DLC, The Final Shape, não estava recebendo um bom feedback e teve que ser adiada por medo de falhar igual a Lightfall. Esse novo tempo vai dar uma chance dos desenvolvedores melhorarem a expansão e tentar salvar o resultado.
A Sony retaliou e declarou que cortaria verbas como viagens, congelamento de salarios e contratações! Todos teriam que se sacrificar para enfrentar a tempestade! Mas na manhã de segunda-feira a notícia piorou: dezenas de funcionários acordaram para reuniões misteriosas de 15 minutos que haviam sido colocadas em suas agendas, e que logo descobriram que faziam parte de uma demissão em massa.
As demissões fazem parte de uma contenção de despesas da unidade PlayStation da Sony, que também demitiu funcionários em estúdios como Naughty Dog, Media Molecule e seu escritório em San Mateo. O presidente do PlayStation, Jim Ryan, anunciou no mês passado que planeja renunciar.