Na manhã desta terça-feira (5), foi realizada uma operação do Ministério Público do Distrito Federal contra crimes relacionados à manipulação de resultados no jogo entre Flamengo e Santos, realizado no dia 1º de novembro de 2023, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.
As investigações apontam provas de que o atacante Bruno Henrique, da equipe carioca, agiu deliberadamente para ser punido com um cartão com o objetivo de beneficiar familiares em apostas esportivas.
O jogo terminou em vitória de virada do Santos por 2 a 1. O jogador do Rubro-Negro começou como titular e levou cartão vermelho direto por reclamação já nos acréscimos da partida. O momento gerou uma confusão em campo, e, na saída do gramado, BH foi atingido por um copo d’água no rosto.
Na súmula, o árbitro da partida, Rafael Rodrigo Klein, explicou a expulsão do atacante.
“Informo que expulsei, por decorrência do cartão vermelho direto, o sr. Bruno Henrique Pinto, por me ofender com as seguintes palavras: “Você é um merda”, com o dedo em riste em direção ao meu rosto, após a marcação de uma falta e também após ter sido advertido com cartão amarelo. Após ser expulso, o atleta veio em minha direção, sendo contido pelos seus companheiros. Informo que me senti ofendido”, escreveu.
Gerson foi outro jogador do Flamengo expulso. Aos 42 do primeiro tempo, com o placar em 1 a 1, o volante acertou uma cotovelada no rosto de Furch. Primeiro, o árbitro deu amarelo, mas, após revisão no VAR, o cartão foi anulado, Gerson recebeu o vermelho e deixou a equipe carioca com uma a menos durante toda a segunda etapa.
Lucas Braga, do Santos, também foi expulso no final da partida, mas pelo segundo cartão amarelo. Gabigol (FLA), Rodrigo Fernández (SAN) e Lucas Braga (SAN) foram outros jogadores amarelados no duelo.
Aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante Pedro abriu o placar para o Fla, mas, 12 minutos depois, Nonato deixou tudo igual. A virada veio no final da partida com um herói improvável.
Aos 43 minutos da segunda etapa, o zagueiro Joaquim acertou um lindo chute para garantir a virada do Santos, que, à época, conquistou certo alívio na luta contra o rebaixamento. O clube, porém, não resistiu e caiu para a Série B pela primeira vez na história.
À época, Tite ainda era o treinador do Flamengo, enquanto Marcelo Fernandes estava no comando do Peixe.