Britney Spears chegou a um acordo com Jamie Spears, seu pai, após mais de dois anos do fim legal da tutela que dava o controle total da vida da cantora ao familiar. A informação foi confirmada pelos advogados da estrela pop e de seu pai à CNN.
Os termos do acordo, no entanto, não foram divulgados.
“Foi uma honra e um privilégio representar, proteger e defender Britney Spears”, disse o advogado da cantora, Mathew Rosengart, em comunicado à CNN.
“EM. Spears é e sempre será um ícone e uma artista brilhante e corajosa de proporções históricas e épicas”, continuou a declaração de Rosengart. “Embora a tutela tenha terminado em novembro de 2021, o seu desejo de liberdade está agora verdadeiramente completo. Como ela desejava, sua liberdade agora inclui o fato de ela não precisar mais comparecer ou se envolver com o tribunal neste assunto.”
Alex Weingarten, advogado de Jamie, disse à CNN, por sua vez: “Jamie está emocionado porque tudo acabou”.
“Jamie ama muito sua filha e trabalhou incansavelmente para protegê-la”, disse Weingarten. “Ele quer o melhor para Britney, nada menos.”
A tutela de Spears foi encerrada em novembro de 2021, mas as batalhas legais persistiram, com os advogados da cantora e de seu pai se enfrentando em frequentes visitas judiciais sobre honorários advocatícios e alegações de comportamento impróprio no manejo da tutela. Seu pai sempre negou as acusações.
A estrela foi colocada sob tutela ordenada pelo tribunal em 2008, com seu pai servindo como seu conservador durante a maior parte do acordo de 13 anos, supervisionando e controlando todas as finanças e decisões médicas dela.
Uma tutela de 13 anos que terminou em 2021
Em junho de 2021, Britney Spears deu um testemunho explosivo, marcando a primeira vez que ela falou em tribunal aberto ao longo dos 13 anos. Ela implorou ao juiz que a libertasse da tutela, que ela classificou como “abusiva”.
Em seu depoimento, Spears afirmou que enquanto estava sob a tutela, foi forçada a sair em turnê contra sua vontade, recebeu lítio que a fez se sentir “bêbada” e não foi autorizada a se casar ou ter um filho como ela desejava. A cantora também declarou que foi obrigada a usar um DIU para controle de natalidade.
“Eu só quero minha vida de volta. Já se passaram 13 anos e é o suficiente”, disse Spears durante a emocionante audiência.
Após esse depoimento, a estrela teve a oportunidade de contratar seu próprio advogado, em vez de trabalhar com um advogado nomeado pelo tribunal, o que ela havia feito nos 13 anos anteriores. Foi aí, então, então que ela contratou Rosengart, ex-promotor federal e advogado que representou muitas estrelas de Hollywood.
Em setembro de 2021, menos de dois meses antes do término de sua tutela, um juiz suspendeu o pai de Spears, Jamie, como conservador de sua filha.
Desde que sua tutela foi encerrada em novembro de 2021, Spears tem sido muito ativa em suas redes sociais, postando frequentemente vídeos dela mesma dançando e escrevendo longas legendas para seus fãs. Ela também lançou duas músicas, “Hold Me Closer” com Elton John” e “Mind Your Business” com Will.i.am, e um livro de memórias, intitulado “The Woman In Me” (“A Mulher em Mim”, em tradução literal).
Em suas memórias, ela escreveu sobre os anos “destruidores” de sua tutela, pontuando que se sentia “como uma sombra de mim mesma”.
“A tutela despojou-me da minha feminilidade, transformou-me numa criança”, escreveu Spears no livro. “Eu me tornei mais uma entidade do que uma pessoa no palco. Sempre senti música em meus ossos e em meu sangue; eles roubaram isso de mim.”
Britney foi punida após perder a virgindade ainda menor de idade