Viajar em uma cabine premium do Airbus A380 superjumbo — conhecido como o maior avião comercial do mundo, famoso por seu baixo nível de ruído e sensação de amplitude — geralmente garante uma experiência luxuosa.
Agora, essa experiência será ainda mais exclusiva nos superjumbos da British Airways, que acaba de apresentar as imagens do novo design de sua poltrona de primeira classe, que será lançada nos A380 da companhia em 2026.
Esse design é um reflexo da recuperação da popularidade do A380, que muitas companhias consideraram descontinuar sua produção há alguns anos, devido às mudanças no mercado aéreo.
O CNN Travel foi um dos primeiros a experimentar o novo produto da companhia durante o evento de lançamento na sede da British Airways, em Londres.
Poltrona superespaçosa
A primeira característica que vai chamar a atenção dos passageiros da British Airways é a amplitude do novo assento — com 93 cm de largura, a poltrona se transforma em uma cama plana de 2 metros de comprimento.
Sentar nela é mais parecido com relaxar em uma poltrona confortável ou até mesmo em um sofá pequeno (embora seja projetada para uma pessoa, acomoda facilmente duas), sendo muito maior do que a poltrona de primeira classe atual, que tem apenas 56 cm de largura.
Além disso, há diversas opções de armazenamento — desde um armário externo que comporta até uma mala pequena, até vários compartimentos internos.
A companhia sugere que o armário elimina a necessidade de armazenamento nos compartimentos superiores, que, talvez de forma polêmica, não estarão presentes nessas novas cabines de primeira classe.
Uma porta deslizante cria uma atmosfera de suíte e garante maior privacidade, um sentimento reforçado por um botão de “não perturbe”, que avisa a tripulação quando o passageiro está descansando.
O novo design também permite que a tripulação ajuste os assentos externamente, evitando que os comissários tenham que alcançar os passageiros durante o voo.
Calum Laming, diretor de atendimento ao cliente da BA, contou ao CNN Travel que o design foi desenvolvido ao longo de vários anos, com a participação da tripulação, passageiros frequentes e engenheiros, todos oferecendo suas sugestões.
“Nós envolvemos todos no processo de design”, afirmou Laming, acrescentando que a perspectiva dos comissários é “muito valiosa, pois eles trabalham nesse espaço todos os dias”, enquanto “os passageiros sabem o que querem”.
Os assentos maiores serão instalados em uma configuração de cabine de 12 lugares, substituindo o layout atual de 14 assentos na primeira classe do A380 da BA.
A British Airways sugere que as paredes curvas do design remetam ao formato aerodinâmico do Concorde, embora esses novos assentos sejam bem maiores do que os do famoso jato supersônico.
Cada poltrona de primeira classe também conta com uma tela pessoal de entretenimento de 32 polegadas e 4K, além de iluminação ambiente ajustável, incluindo um modo “cinema”.
Os assentos também permitem o que Laming chama de “jantar entre amigos”, com um passageiro sentado na poltrona e outro no pufe ao final da suíte.
Se você estiver nas duas poltronas centrais da cabine com um amigo, parceiro ou familiar, pode levantar a divisória do assento para criar um espaço compartilhado de descanso ou lazer.
O resultado, como Laming descreve, é que “você sente que tem todo o espaço para si — uma área de lounge ou um quarto duplo.”
O futuro da primeira classe
O anúncio da British Airways ocorre em um momento em que algumas companhias aéreas, como American Airlines e United Airlines, estão reduzindo suas ofertas de primeira classe, concentrando-se mais nas cabines de classe executiva.
Quando questionado sobre o motivo de a BA seguir o caminho oposto, investindo em seu produto mais exclusivo, Laming disse que a primeira classe continua sendo “extremamente importante” para a companhia aérea britânica.
“Há um mercado — tanto no setor de viagens de negócios quanto no de lazer premium de alto nível”, afirmou. “Há uma grande parte dos clientes que querem privacidade, luxo de alto nível, e estamos muito orgulhosos de oferecer isso, sendo uma parte importante da nossa rede.”
O novo design da BA não chega a ser comparável às suítes privadas da primeira classe da Singapore Airlines no A380 — nem oferece o mesmo nível de luxo das instalações de chuveiro de primeira classe da Emirates e da Etihad — mas representa uma grande mudança para a British Airways.
A companhia também está ciente de que os passageiros não estão pagando apenas pelo assento, mas pela “experiência a bordo”, como disse Laming.
Para isso, a British Airways recentemente introduziu um treinamento especializado para a tripulação de primeira classe, descrito como um “treinamento de altíssimo nível”, aprimorando ainda mais as habilidades dos comissários de bordo.
A primeira aeronave A380 da BA a receber os novos assentos passará por retrofitting no final de 2025 e começará a operar no primeiro trimestre de 2026, com o restante da frota a seguir.
Ainda não foi confirmada qual rota será a primeira a testar os novos assentos, mas destinos que atualmente operam com o A380, como Joanesburgo, Miami, Singapura, Los Angeles, São Francisco e Boston, são fortes candidatos.