Um documentário sobre a briga entre a cantora americana Taylor Swift e Scooter Braun, ex-empresário dela, foi anunciado pela Max, serviço de streaming da HBO, na tarde desta quarta-feira (19). A produção será intitulada “Taylor Swift vs Scooter Braun: Bad Blood” e retratará a batalha judicial travada pelos dois após o empresário comprar os direitos autorais dos primeiros seis álbuns da estrela pop, em junho de 2019.
A obra será dividida em dois episódios e, segundo a plataforma, irá abordar “os dois lados da moeda”. No primeiro, defensores de Taylor Swift argumentam como ela foi repetidamente traída e sufocada por homens que estavam no comando de sua gravadora e constantemente atacada pela misoginia da imprensa e da indústria musical.
Já o segundo episódio questiona se Swift não é apenas uma mulher de negócios manipuladora, que distorceu os fatos e utilizou uma enorme base de fãs contra Scooter Braun e sua família.
Relembre a briga entre Taylor Swift e Scooter Braun
Tudo começou no fim do contrato entre Swift e sua primeira gravadora, a Big Machine Records, em 2018. Vinculada à empresa desde 2005, a estrela pop resolveu migrar para a Universal Music.
Já em 2019, a Big Machine vendeu as masters das canções da estrela (versões antigas das músicas dos seis primeiros álbuns dela) para a Ithaca Holdings, de propriedade de Scooter Braun. O ocorrido irritou a cantora, que se pronunciou nas redes sociais imediatamente.
“Estão vendendo meu legado para alguém que um dia tentou destruí-lo”, disse argumentando que tentou comprar seus masters por muitos anos, mas que não autorizada.
Been getting a lot of questions about the recent sale of my old masters. I hope this clears things up. pic.twitter.com/sscKXp2ibD
— Taylor Swift (@taylorswift13) November 16, 2020
Em resposta à situação, Taylor Swift lançou as chamadas “Taylor’s Version”, regravações de seus seis primeiros álbuns.
A artista chegou a lançar os álbuns “Fearless (Taylor’s Version)” e “Red (Taylor’s Version)” em 2021 e “Speak Now (taylor’s version)” e “1989 (taylor’s version)” em 2023. Para ser “dona” de seu catálogo, a cantora precisa apenas lançar seu álbum homônimo e o “Reputation”, de 2017.
“Taylor Swift vs Scooter Braun: Bad Blood” estará disponível na Max na próxima sexta-feira (21).