Imagina estar ouvindo sua música favorita usando AirPods e, de repente, ver que o fone começou a reproduzir uma faixa diferente, sem você ter feito nada? Pois é, uma falha nos fones da Apple, que felizmente já foi corrigida, poderia permitir que um hacker controlasse o que você ouve.
A vulnerabilidade divulgada recentemente foi corrigida pela Apple em uma nova atualização de firmware para AirPods (2ª geração e posteriores). O mesmo problema afeta todas as versões do AirPods Pro, AirPods Max, Powerbeats Pro e Beats Fit Pro.
“Quando seus fones de ouvido estão buscando uma solicitação de conexão para um de seus dispositivos emparelhados anteriormente, um invasor no alcance do Bluetooth pode falsificar o dispositivo de origem pretendido e obter acesso aos seus fones de ouvido”, informa a Apple, segundo o MacRumors.
A Apple não oferece nenhuma maneira de atualizar manualmente o firmware nos AirPods, o que significa que os usuários não podem forçar a atualização para evitar que seus fones possam ser invadidos por hackers.
Conforme diz a Apple, “as atualizações de firmware são entregues automaticamente enquanto seus fones de ouvido estão emparelhados e no alcance do Bluetooth do seu iPhone, iPad ou Mac”.
Como saber se seus AirPods foram invadidos por um hacker
- Felizmente, existe uma maneira de verificar se os fones de ouvido da Apple estão vulneráveis.
- É preciso abrir o iPhone ou o iPad, acessar Ajustes – Bluetooth e então tocar no botão de informações próximo aos fones de ouvido.
- A versão do software que já possui a correção, e, portanto, já está segura, é a 6A326 ou a 6F8.