“Breaking Bad” reforçou ainda mais sua reputação no mundo da televisão. Na última semana, a revista norte-americana Rolling Stone divulgou uma lista dos 100 melhores episódios de todos os tempos, colocando “Ozymandias“, da série sobre um professor de química que se torna um poderoso traficante, no topo do ranking.
Na avaliação, diversos jornalistas e críticos de televisão votaram em episódios que foram revolucionários, impactantes e que contribuíram para moldar e elevar a história do meio. A publicação analisou “tanto episódios icônicos de séries clássicas quanto produções menores que, em momentos específicos, superaram suas próprias expectativas”.
Em primeiro lugar, os jornalistas elegeram “Ozymandias”, 14º episódio da quinta e última temporada de “Breaking Bad“, exibido originalmente em 15 de setembro de 2013 nos Estados Unidos.
Para a publicação, o episódio representa “o poder da televisão dramática, plenamente realizado“. Como argumento para elegê-lo como o melhor, o crítico e editor da seção de séries e streaming da Rolling Stone, Alan Sepinwall, nenhum outro exemplar da lista é “tão devastador ou tão meticulosamente preparado, quanto ‘Ozymandias’“.
Atenção: a seguir, há spoilers do episódio “Ozymandias”, de “Breaking Bad”.
No episódio em questão, Walter White (Bryan Cranston) revela finalmente a Jesse (Aaron Paul) que foi o responsável pela morte de sua namorada, Jane Margolis (Krysten Ritter), um evento que ocorreu na segunda temporada da série. Além disso, o protagonista faz sua própria filha de refém para intimidar Skyler (Anna Gunn), sua esposa. Todos os eventos culminam na fuga de Walt e destruição completa do seu ciclo familiar.
Não é a primeira vez que “Ozymandias” é eleito um dos melhores episódios da televisão
Considerado por muitos como o melhor episódio de “Breaking Bad”, “Ozymandias” é frequentemente elogiado como um exemplo de excelência na televisão. Publicações renomadas, como Salon, Variety e USA Today, o classificaram entre os melhores episódios da década de 2010.
Além disso, em 2018, a TV Guide, uma das mais tradicionais e influentes publicações de televisão dos Estados Unidos, o nomeou como o melhor episódio do século XXI. No site especializado em TV e cinema IMDb, o episódio também é listado como o mais elogiado da série — que é considerada a melhor produção na plataforma, de acordo com os votos dos usuários.
Em 2014, “Ozymandias” também conquistou três prêmios Emmy: Bryan Cranston e Anna Gunn foram agraciados com os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática, respectivamente, e o episódio recebeu o prêmio de Melhor Roteiro.
Onde assistir à “Breaking Bad”?
Exibida nos Estados Unidos entre 2008 e 2013, “Breaking Bad” é uma série criada por Vince Gilligan que acompanha a vida de Walter White, um professor de química tranquilo que descobre ter um câncer terminal. Para garantir a segurança financeira de sua família antes de sua morte, ele decide entrar no mundo do crime fabricando metanfetamina.
Aclamada pelo público e pela crítica, a série também deu origem a “Better Call Saul“, que foca em Saul Goodman (Bob Odenkirk), um advogado trapaceiro que auxiliava Walter White com seu dinheiro e o apresentava a clientes do mercado das drogas.
No Brasil, ela está disponível para streaming na Netflix.