sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaBrasileiros trouxeram memes, gifs e piadas para o Bluesky, diz diretora

Brasileiros trouxeram memes, gifs e piadas para o Bluesky, diz diretora

Nos últimos dias, o Bluesky se tornou uma rede social de brasileiros — e não somos nós que estamos dizendo.

Desde a suspensão do X, antigo Twitter, no Brasil por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), os brasileiros têm buscado novas alternativas para se conectar na internet e o Bluesky parece ter sido a escolha feita por boa parte dos órfãos do X.

O aumento de brasileiros fez com que a conta oficial do Bluesky passasse a publicar seus posts em português: “Agora este é um aplicativo brasileiro”, declarou o perfil em um post no último sábado (31).

agora este é um aplicativo brasileiro 🫡

[image or embed]

— Bluesky (@bsky.app) Aug 31, 2024 at 18:22

Em entrevista à CNN, a diretora de operações do Bluesky, Rose Wang, falou sobre como os brasileiros estão dominando a rede social que há menos de um ano meio possuía apenas 10 mil usuários no mundo todo.

A plataforma de Elon Musk está fora do ar no Brasil há exatamente uma semana nesta sexta-feira (6). Ao longo dos últimos sete dias, 3 milhões de novos usuários criaram suas contas no Bluesky e 85% deles são brasileiros, segundo Wang, contabilizando mais de 2,5 milhões de brasileiros na plataforma.

Embora o Bluesky também possua grupos grandes de usuários do Japão, EUA, Reino Unido e Alemanha, os usuários do Brasil já se tornaram maioria.

Para a diretora, o jeitinho dos brasileiros ajudou a moldar a cara da rede social desde o início. “Os brasileiros têm um estilo de postagem muito energético, que moldou a cultura inicial do Bluesky. Tem muitos memes, gifs, piadas e posts casuais no Bluesky. Eu diria que é muito mais divertido e descontraído, e as pessoas estão conversando mais, elas estão tendo muitas conversas e realmente fazendo amizades”, falou ela.

Wang explicou que, embora esta seja a maior onda de brasileiros entrando na rede social, ela não é a primeira. Desde que Elon Musk comprou o Twitter no fim de 2022, o Bluesky tem recebido novos usuários cada vez que uma nova polêmica envolvendo a plataforma do bilionário surgia. Um dos primeiros grupos a abraçar a rede foram os perfis de fãs brasileiros — principalmente os da Taylor Swift.

“No ano passado, em abril, quando o Bluesky tinha cerca de 10 mil usuários, já tínhamos um dos nossos primeiros grupos de fãs da Taylor Swift do Brasil. E depois vimos outra grande onda chegar em abril deste ano e depois em agosto”, explicou ela.

Primeiro o Brasil, depois o mundo

Rose Wang também falou sobre a expectativa de que o Bluesky cresça no mundo todo após ser adotado pelos brasileiros.

“Acho que ter o presidente do Brasil e usuários brasileiros de destaque escolhendo o Bluesky em vez de qualquer outra rede social é uma demonstração para todos os outros países de que o Bluesky é realmente uma rede social para todos, e que podemos receber milhões de usuários em uma semana sem ter nenhum tempo de inatividade”, acrescentou ela.

No início da semana, o próprio STF abriu uma conta oficial na rede.

Wang agradeceu os brasileiros por “darem uma chance” ao Bluesky, e prometeu atender aos pedidos de usuários por novas ferramentas, como vídeos e a existência de trending topics (listas dos assuntos mais comentados do momento).

Bluesky: Conheça a rede que ganhou 1 mi de usuários após queda do X

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui