sexta-feira, janeiro 31, 2025
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Brasileiros recebem mais de 1 bilhão de ligações de telemarketing

Os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing indesejadas mensalmente, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A informação consta em documento entregue ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust).

De junho de 2022 a dezembro de 2024, a Anatel bloqueou 184,9 bilhões de ligações inoportunas, em 26 operadoras. Apesar disso, 15% das chamadas ainda chegam aos usuários.

Telemarketing abusivo, conforme a Anatel, ocorre quando uma empresa faz mais de 100 mil chamadas diárias | Foto: Reprodução/Freepik
Telemarketing abusivo, conforme a Anatel, ocorre quando uma empresa faz mais de 100 mil chamadas diárias | Foto: Reprodução/Freepik

Telemarketing abusivo, conforme a Anatel, ocorre quando uma empresa faz mais de 100 mil chamadas diárias. Essas ligações geralmente são feitas por robôs que desligam se não há resposta imediata.

Brasileiros recebem em média 33 ligações de telemarketing por mês

Um levantamento do aplicativo Truecaller, realizado em 2021, mostrou que cada telefone brasileiro recebe em média 33 ligações de telemarketing por mês. Isso resulta em mais de 10 bilhões de chamadas mensais, considerando as 268 milhões de linhas telefônicas. 

Em resposta à solicitação do Cdust para endurecer as regras contra telemarketing abusivo, a Anatel afirmou que a estimativa seria errada. De acordo com a agência, a análise considerou como importunação todas as chamadas de telemarketing, não o critério oficial, que estipula um mínimo de 100 mil ligações diárias.

A Anatel impôs multas que somam mais de R$ 32 milhões por práticas abusivas. A TIM e a Vivo foram multadas em R$ 2,3 milhões cada, por não respeitarem as listas de bloqueio. 

As multas foram aplicadas depois de investigações de órgãos como o Procon de Minas Gerais e do Distrito Federal. As empresas estão recorrendo das penalidades.

“Não me Perturbe”

Muitos usuários, no entanto, relatam ainda receber chamadas, mesmo depois de se cadastrarem no serviço “Não me Perturbe”.

Em setembro do ano passado, a Anatel propôs ampliar o combate às chamadas inoportunas ao incluir o uso do prefixo 0303 para todas as atividades com alto volume de chamadas, como doações e cobranças.

As pessoas interessadas em bloquear operações de telemarketing de alguma das empresas participantes do “Não me Perturbe” precisam acessar o site da iniciativa.

A participação requer aceitar os termos de uso da plataforma e fazer um cadastro de usuário e senha. O registro envolve entregar informações como nome completo, CPF, e-mail e telefone, que são, segundo a Anatel, usadas para realizar os procedimentos de bloqueio.

Veja como fazer:

  • Acesse o site “Não me Perturbe”;
  • Caso não tenha cadastro, clique em “Quero me cadastrar”;
  • Registre as informações pedidas;
  • Usuário deve usar um email válido, uma vez que a plataforma envia um código de confirmação;
  • Dentro da plataforma, a pessoa deve clicar em “Novo bloqueio”;
  • Depois, adicionar um telefone, que também passará por processo de verificação; e
  • Na sequência, precisa indicar quais instituições quer bloquear e enviar o formulário.

O tempo para as empresas efetuarem o bloqueio é de 30 dias corridos.

Via Revista Oeste

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