Tudo sobre Aplicativos
Os brasileiros têm usado cada vez mais aplicativos para celulares (e desembolsado mais por isso). Em 2023, US$ 1,7 bilhão foram gastos pelos usuários do país, refletindo um incremento de 26,2% em relação ao período anterior e colocando o Brasil no 11º posto global neste quesito.
Leia mais
Quarto país do mundo com mais downloads de aplicativos
Em termos de receita, os apps geraram US$ 4,5 bilhões no Brasil no ano passado, com destaque para a categoria de entretenimento (13,4% deste montante) que cresceu cerca de 7% ante 2022, e a de e-commerce (13,11%), que aumentou 13,2% em relação ao período anterior. Os dados fazem parte da Análise Mobile 2024, levantamento realizado pela Rocket Lab em parceria com o Statista.
O relatório também revela que o Brasil se manteve em 4º lugar em número de downloads de apps, com 10,2 bilhões em 2023 contra 10 bilhões no período anterior. Em relação às categorias, a de entretenimento também se destacou, com 830 milhões de downloads, seguida pela de fintechs, com 429,3 milhões.
Mesmo diante de uma lenta retomada do crescimento da economia brasileira, a indústria de aplicativos móveis mostrou sinais positivos em 2023. Os dados trazidos pelo relatório comprovam que os usuários estão gastando mais com aplicativos, espelhando o fortalecimento da confiança dos consumidores brasileiros neste canal, bem como das empresas que estão investindo mais em publicidade digital em mobile.
Bruno Ferreira, head de Vendas na Rocket Lab no Brasil
O documento ainda aponta que as conexões de telefonia celular somaram 221 milhões no país, superando a população brasileira de 215,3 milhões registrada pelo Censo de 2022. Os dados mostram que 97,1% da população brasileira têm acesso à internet pelo celular e gastam pouco mais de cinco horas diárias navegando.
Publicidade digital
- Os investimentos em publicidade digital atingiram US$ 362 bilhões em 2023, aumento de 7,5% em relação ao ano anterior.
- Este cenário está transformando a experiência dos usuários com as marcas no cenário mobile, aponta o relatório.
- Os aplicativos desempenham papel importante na ampliação do alcance e participação das marcas no mercado, bem como no conhecimento e estreitamento do relacionamento com as audiências.
- A expectativa para 2024 é de um foco contínuo na personalização, inovação tecnológica e eficiência do marketing, com um leque ainda maior de oportunidades para marcas e desenvolvedores.