Nos últimos anos, as principais montadoras de automóveis do planeta têm investido cada vez mais no desenvolvimento de veículos movidos à eletricidade. A tecnologia oferece uma alternativa mais sustentável aos motores à combustão. Além disso, diminuem a emissão de gases poluentes.
Além de impactar positivamente no meio ambiente, a tecnologia de motores elétricos pode ajudar a revitalizar veículos antigos. O engenheiro mecânico Denis Vaneti de Ribeirão Preto, município no interior de São Paulo, se tornou conhecido no país inteiro após realizar a conversão do motor original de um Fusca 1972 para um motor elétrico.
Como custou a mudança para carro elétrico
Para executar o projeto, o engenheiro gastou aproximadamente R$ 13 mil, o que é considerado relativamente baixo para um projeto desta magnitude, e valeu a pena, já que agora tem uma enorme economia com gasolina. Em seu canal do YouTube, que até o momento em que este texto foi finalizado contava com 49 mil inscritos, Vaneti conta que o Fusca possui um motor de 7 cv, um dos menores para carros com aquela faixa de peso.
Além disso, o veículo pode chegar tranquilamente aos 80 Km/h e conta com seis baterias tracionárias, que garantem autonomia para até 70 quilômetros. Para chegar em sua carga total, o conjunto de baterias demora cerca de 6 horas.
A inspiração para realizar a conversão veio após Denis ver o projeto de conversão de um motor a combustão para elétrico em um canal de fora do Brasil. Após isso, ele iniciou um processo de pesquisa e, posteriormente, de execução do próprio projeto para viabilizar seu ousado plano.
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Imagem: Denis Vaneti/Reprodução
Contudo, o que chama bastante atenção no veículo é que o motor é extremamente silencioso. É bem diferente do tradicional motor original do Fusca que possui um som bem marcante. Bem como a Kombi e Brasília, que também foram fabricados pela alemã Volkswagen por bastante tempo.
O Fusca é um dos maiores clássicos da indústria automobilística. Ele foi o primeiro modelo fabricado pela montadora alemã Volkswagen. E esteve nas linhas de montagem entre 1938 e 2003, quando foi descontinuado para dar espaço a outros veículos da marca.