sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaBrasileiro que salvou criança na Irlanda vai disputar eleições

Brasileiro que salvou criança na Irlanda vai disputar eleições

Em novembro de 2023, Caio Benicio, um entregador brasileiro, tornou-se um herói na Irlanda ao interromper um ataque violento no centro de Dublin. Com seu capacete, ele neutralizou um homem que esfaqueava uma criança, o que evitou ferimentos mais graves. O incidente resultou em cinco pessoas feridas.

Por sua coragem, Benicio foi homenageado pelo então primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, com uma medalha. Seis meses depois do incidente, ele se candidatou a uma vaga no conselho da cidade de Dublin nas eleições de 7 de junho, um cargo similar ao de vereador no Brasil.

Repercussões do ataque e apoio da comunidade

O ataque desencadeou uma grande revolta na cidade, especialmente após a revelação de que o agressor era um imigrante argelino naturalizado irlandês. A situação escalou para violência, com carros incendiados e lojas saqueadas. Benicio, também imigrante, enfrentou hostilidades, especialmente de adolescentes que atacavam entregadores.

“É difícil. Você tem que enfrentar o frio, o vento, a chuva”, relatou Benicio ao jornal britânico The Guardian.

Apesar das adversidades, a bravura de Benicio foi amplamente reconhecida e uma campanha de arrecadação de fundos juntou 300 mil libras (aproximadamente R$ 2 milhões), que foram doados ao brasileiro.

“Acho que os irlandeses estavam envergonhados com o que aconteceu naquela noite e foi assim que eles puderam mostrar ao mundo que aquele pequeno grupo de pessoas [que hostilizada imigrantes] não representava a Irlanda”, comentou.

Transição de carreira e entrada na política

Depois de uma breve estadia no Brasil, Benicio decidiu retornar a Dublin. Ele deixou a empresa de entregas Deliveroo e tornou-se consultor na Ondway Delivery. Durante esse período, conheceu uma brasileira que o apresentou ao Fianna Fáil, um partido centrista no poder.

Como candidato, Benicio promete focar a segurança pública e os direitos dos trabalhadores como ele. Líder do Fianna Fáil e ministro das Relações Exteriores, Micheál Martin comentou em uma publicação no Twitter/X a entrada do entregador na política.

“Estou encantado que Caio vai disputar as próximas eleições locais”, escreveu. “Caio quer desempenhar um papel maior em sua comunidade e acho que ele será um excelente representante público.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui