quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioDestaqueBrasileiro de 22 anos morre em combate na Ucrânia

Brasileiro de 22 anos morre em combate na Ucrânia

Natural de Ourinhos (SP), Rafael Oliveira Bueno de Camargo morreu em combate na Ucrânia, aos 22 anos, no dia 8 de janeiro de 2025. A informação foi confirmada por sua família.

O jovem se alistou voluntariamente nas forças ucranianas em setembro de 2024, com o objetivo de apoiar o país em guerra com a Rússia, desde a invasão de Vladimir Putin, em 2022. A família não divulgou detalhes sobre a localização exata de suas operações.

Homenagens e reações em Ourinhos (SP)

Renata Teixeira, mãe de Rafael, relatou que o filho decidiu ir por conta própria para a Ucrânia, movido por um forte senso de justiça. A cidade de Ourinhos realizou um velório simbólico para homenagear Rafael, com uma cerimônia especial na Câmara Municipal.

O prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos-SP) manifestou, no Instagram, seu pesar e destacou a coragem de Rafael em se alistar para defender os ucranianos. Segundo o político, o desejo de justiça está no coração daqueles que, acimo no medo, têm sede de lutar pelo que acredita.

“Herói ourinhense, ele carregou uma marca da nossa terra, o coração de ouro”, escreveu Gonçalves. “Rafael Oliveira, descanse em paz. Nossos sentimentos.”

Nas redes sociais, Renata lamentou a perda do filho. A mãe mencionou que os colegas de farda de Rafael o descreveram como um herói que “salvou muitos dos seus”. “Você se foi tão cedo”, lamentou Renata.

Brasileiros no combate entre Ucrânia e Rússia

Rússia envia míssil para hospital na Ucrânia
Um míssil russo atingiu o maior hospital infantil da Ucrânia | Foto: ZelenskyyUa/Fotos Públicas

Desde o início do conflito, pelo menos 12 brasileiros que se juntaram como voluntários às forças ucranianas morreram ou estão desaparecidos, segundo o Itamaraty.

Entre eles, um homem de 44 anos do Ceará morreu em combate em 2022 e integrava a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.

Outros brasileiros, como o estudante de medicina Antônio Hashitani, de 25 anos, e Júlio César Sales Soeiro, de 23 anos, também perderam a vida em confrontos anteriores. Thiago Nunes, um jovem de 19 anos de Rurópolis (PA), teve sua morte confirmada em 28 de dezembro de 2024. Ele era o último brasileiro morto no conflito, antes de Rafael.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui