O brasileiro Felipe Makoto Shimamura Silva, de 18 anos, conquistou medalha de ouro na 65ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), na cidade de Bath (Reino Unido). A competição ocorreu entre os dias 11 e 22 de julho e contou com a participação de mais de 600 estudantes de 108 países.
Essa não foi a primeira participação de Felipe na IMO. Ele também participou do torneio de 2023, ocasião em que recebeu medalha de bronze. Ao longo de sua jornada como estudante, o jovem acumula outras conquistas, como quatro medalhas de ouro e duas de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e um ouro na Olimpíada de Maio, em 2020.
Em entrevista ao portal Terra, o estudante comentou a satisfação da conquista. “Fiquei bem emocionado”, disse. “Como venho estudando há muito tempo, é um sonho realizado, uma felicidade imensa. É uma forma de poder representar o Brasil, fazendo algo que amo.”
Muito além da medalha de ouro
O interesse do jovem pela matemática não é de hoje, conforme relatou ao portal. O início foi ainda em partidas de xadrez, à época com apenas 12 anos. Incentivado a participar de outras competições no colégio, tomou gosto pelos números — algo que acabou se tornando paixão.
“Entrei em contato com o xadrez, e foi aí que descobri a matemática”, relembrou na entrevista ao Terra.
Nas competições relacionadas ao conhecimento científico, atualmente o jovem reúne mais de 40 medalhas. Entre eles, seis premiações em primeiro lugar. Apaixonado pela matemática, ele não descarta outras possibilidades de carreira num futuro próximo.
Depois de ser aprovado em universidades norte-americanas e brasileiras, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o garoto está em fase de decisão. “Estou avaliando onde vou estudar, mas a ciência da computação é o meu foco”, concluiu.