Times mais vitoriosos do país nas últimas temporadas e considerados favoritos na corrida ao título do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengo se enfrentam neste domingo (21), a partir das 16h (de Brasília), no Allianz Parque.
Desde 2016, quando o Verdão começou uma sequência vitoriosa, com a conquista do Brasileirão, os clubes se cruzam em disputas diretas por títulos no continente, culminando com a decisão da Copa Libertadores em 2021, conquistada pelo Alviverde.
Mas, na Série A, o fato é que o Palmeiras tem no Flamengo uma grande pedra no sapato. A última vez que venceu o rival Rubro-Negro na competição foi em 2017, há sete anos, quando aplicou 2 a 0, no mesmo Allianz Parque, com dois gols de Deyverson.
Para mudar o retrospecto contra o Flamengo, o Palmeiras tem como principal dúvida o meio-campista Zé Rafael, que ainda se recupera de uma lombalgia e esteve ausente nos últimos três jogos.
Se continuar de fora, a tendência é a manutenção de Richard Ríos entre os titulares.
As outras duas ausências do Verdão já são conhecidas desde o começo da temporada. Os atacantes Dudu e Bruno Rodrigues estão em recuperação de cirurgia no joelho.
Para manter a invencibilidade do Flamengo em 2024, o técnico Tite tem praticamente força máxima. A novidade entre os titulares deve ser Arrascaeta. O uruguaio retorna ao time titular após ser preservado na última rodada, contra o São Paulo. Viña e Gerson também são opções e podem pintar no time.
No ataque, a baixa fica por conta de Everton Cebolinha, com lesão muscular. Assim, Bruno Henrique e Luiz Araújo formam o setor com o artilheiro Pedro.
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Zé Rafael), Endrick, Raphael Veiga e Lázaro (Luis Guilherme ou Estêvão); Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite.
Motivo: terceira da rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21 de abril de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima-FIFA (PE)
Auxiliares: Nailton Júnior de Sousa Oliveira-FIFA (CE) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins-FIFA (RS)
Transmissão: Globo e Premiere.