sábado, abril 5, 2025
InícioEsporteBrasileirão: Bahia vence Atlético-GO e confirma vaga histórica na Libertadores

Brasileirão: Bahia vence Atlético-GO e confirma vaga histórica na Libertadores

Depois de 35 anos, o Bahia está de volta à Libertadores da América. Neste domingo (8), o Esquadrão venceu o Atlético-GO por 2 a 0, pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e confirmou vaga na competição internacional do ano que vem. O duelo foi disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A última participação tricolor na Liberta foi em 1989. Um ano antes, o clube baiano conquistou seu último título brasileiro. Em 2025, a equipe treinada por Rogério Ceni disputará a fase preliminar do certame continental.

Nessa tarde, Thaciano, no primeiro tempo, e Luciano Rodríguez, no segundo, fizeram a alegria dos mais de 47 mil torcedores presentes na Fonte. O Bahia terminou o Brasileirão com a melhor campanha de sua história, na oitava colocação, com 53 pontos.

Já o Dragão, que já estava rebaixado à Série B antes do início da rodada, acabou o Brasileirão na vice-lanterna. Apenas o Cuiabá ficou atrás.

A premiação concedida ao Bahia pela oitava posição será de R$ 31,3 milhões. O Atlético-GO não receberá nenhuma quantia, em virtude da queda.

Apesar da pressão da torcida na Fonte Nova, quem quase abriu o placar foi o Atlético-GO. Aos sete minutos, a zaga do Bahia vacilou, e a bola sobrou para Derek, na cara do gol. O camisa 9 do Dragão, contudo, chutou para fora.

Depois, o Bahia começou a perder inúmeras chances, Aos 21, o atacante Luciano Rodríguez ficou cara a cara com o goleiro Ronaldo, mas chutou para fora. Dois minutos depois, o Tricolor trabalhou bem pela esquerda, e Luciano Juba cruzou na área. Ademir chegou batendo sozinho, de primeira, e por muito pouco não marcou.

Aos 26, Lucho Rodríguez saiu de novo na cara do gol, após passe de Thaciano na área. O uruguaio se jogou em cima da bola, e Ronaldo saiu bem para fazer a defesa. O camisa 17 ia dando uma assistência para Ademir aos 31 minutos, mas o “Fumacinha” também parou em Ronaldo.

O Bahia ainda acertou a trave aos 36 minutos. Everton Ribeiro cobrou escanteio na área, e Gabriel Xavier acertou o poste esquerdo de Ronaldo.

O sofrimento tricolor na Fonte Nova virou alívio aos 41 minutos. Thaciano se posicionou bem na área, aproveitou o cruzamento de Ademir e cabeceou a bola para o fundo das redes. Era o primeiro gol do Esquadrão.

O Bahia ampliou o placar logo no início do segundo tempo. Aos oito minutos, Lucho Rodríguez passou no meio de dois jogadores do Atlético-GO e foi derrubado dentro da área. O árbitro Gustavo Ervino Bauermann assinalou a penalidade máxima.

O próprio uruguaio foi para a cobrança. Com categoria, ele colocou no cantinho direito, sem qualquer chance para Ronaldo.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui