O Brasil conquistou, nesta quarta-feira, 4, a marca de 51 medalhas na Paralimpíada de Paris. No momento, o país ocupa a 6ª posição no ranking, atrás da China, da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos, da Holanda e da França.
Os brasileiros atingiram a marca depois de a nadadora Maria Carolina Santiago, mais conhecida como Carol, conquistar o ouro nos 100 metros livre. “Estou muito feliz e satisfeita”, afirmou Carol à Rede Globo. “É uma competição intensa, maravilhosa e, gente, só tenho a agradecer por tudo isso que estou vivendo agora.”
Lara Lima conquistou medalha de bronze na categoria até 41kg do halterofilismo
Ainda nesta quarta-feira, a mineira Lara Lila conquistou medalha de bronze na categoria até 41kg do halterofilismo.
O halterofilismo é uma categoria de levantamento de peso em que competem homens e mulheres que possuem deficiência nos membros inferiores. Os atletas executam um movimento chamado supino. Cada competidor tem três tentativas. O que levantar o maior peso é o vencedor.
Lara Lima levantou 109 kg. O ouro ficou com a chinesa Zhe Cui, que bateu o recorde paralímpico da prova, com 119kg. A nigeriana Esther Nworgu ficou com a prata, ao levantar 118kg.
“Muito grata”, comemorou Lara Lima. “Esse bronze tem sabor de ouro porque foram muitos anos de dedicação. A gente trabalhou muito.”
Medalhas dos brasileiros na Paralimpíada
Até o momento, os atletas brasileiros conquistaram 15 medalhas de ouro, 12 de prata e 24 de bronze. A liderança, no momento, é da China, com 56 medalhas de ouro, seguida da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. As competições da Paralimpíada de Paris terminam em 8 de setembro.