sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaBrasil vai conversar com Argentina por canais diplomáticos, sem relação pessoal Lula-Milei,...

Brasil vai conversar com Argentina por canais diplomáticos, sem relação pessoal Lula-Milei, dizem fontes

Há uma sensível diferença de percepção entre o Palácio do Planalto e o Itamaraty sobre a posse de Javier Milei e as futuras relações entre o presidente da Argentina e do Brasil.

Enquanto o Itamaraty diz que a relação começou com o “pé direito”, no Planalto, a avaliação é que a posse de Milei foi uma “festa da extrema direita”.

Auxiliares diretos de Lula dizem que a relação entre os dois países vai permanecer institucional dentro do Mercosul, do G-20 e com avanço em projetos de integração regional de infraestrutura.

Mas não enxergam uma relação pessoal entre Milei e Lula e não preveem nenhuma aproximação por enquanto. Permanece o clima de incômodo com a recepção a Jair Bolsonaro, a Viktor Orban e a outros líderes da direita.

No Itamaraty, existe o reconhecimento de que a ofensa sofrida por Lula foi pesada, quando Milei o chamou de “corrupto”, mas a chancelaria está otimista.

Os diplomatas ressaltam o bom tratamento recebido pelo ministro Mauro Vieira, que foi o primeiro a cumprimentar Milei, e as relações que vem sendo estabelecidas entre ele e a chanceler argentina, Diana Mondino. “Nessas horas os gestos também importam. Não é preciso pressa, nem ansiedade em nível presidencial”, disse uma fonte do Itamaraty.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui