sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioInternacionalBrasil teme divulgação paralela de resultados das eleições na Venezuela

Brasil teme divulgação paralela de resultados das eleições na Venezuela

O governo Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com a divulgação paralela de resultados eleitorais na Venezuela, que ocorre neste domingo, 28. Esse cenário pode causar tumulto e revolta popular, segundo o Planalto. A informação é da CNN Brasil.

A comunidade internacional destaca a importância de que todos aceitem o resultado oficial, independentemente de quem vença. A oposição, representada por Edmundo González, planeja basear-se nas atas de totalização dos votos impressas pelas urnas nos centros de votação.

Em contrapartida, a ditadura venezuelano insiste que o boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) é o único resultado válido. O chavismo conclama seus apoiadores a saírem às ruas depois da divulgação oficial dos resultados pelo CNE.

Autoridades da Venezuela se manifestam

O procurador-geral do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, ressaltou que o CNE é a única entidade autorizada a anunciar os resultados e disse que qualquer tentativa de usurpar suas funções será considerada criminosa.

“Por se tratar de um crime de usurpação de funções próprias do ente reitor, em matéria eleitoral, e ter como fim gerar caos e confusão na população, o Ministério Público iniciará imediatamente — se isso ocorrer — uma investigação respectiva e o autor ou autores de tais fatos serão presos de acordo com o estabelecido na lei e na Constituição”, declarou Saab.

A oposição já denunciou manobras da ditadura de Maduro para barrar dissidentes, incluindo a inabilitação de María Corina Machado e problemas técnicos no registro de sua substituta, Corina Yoris.

Além disso, eleitores venezuelanos no exterior enfrentam dificuldades para votar, há prisões de opositores e mudanças de centros de votação. Isso complica ainda mais o processo eleitoral.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui