sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaBrasil tem outro grupo de 40 pessoas à espera para sair de...

Brasil tem outro grupo de 40 pessoas à espera para sair de Gaza

Além dos 34 brasileiros e familiares já autorizados a deixar a Faixa de Gaza, há um segundo grupo de cerca de 40 pessoas na região à espera de serem incluídas em uma próxima lista para cruzar a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, e viajar ao Brasil.

A informação foi confirmada à CNN por integrantes do alto escalão do Itamaraty nesta sexta-feira (10).

Tratam-se de brasileiros e parentes próximos que demonstraram interesse na repatriação após a escalada do conflito e da crise humanitária. Portanto, depois do envio de documentos deste grupo inicial de 34 pessoas que solicitou a saída de Gaza logos no primeiros dias da guerra em outubro.

Segundo apurou a CNN, este segundo grupo não pode ser incluído na lista de brasileiros autorizados a deixar Rafah, porque as autoridades envolvidas nas tratativas — Israel e Egito — não estão recebendo novos pedidos de saída neste momento.

Em caráter reservado, integrantes do Itamaraty reforçam que a prioridade absoluta agora é garantir a saída dos 34 brasileiros, cujos nomes foram incluídos na lista de estrangeiros na noite de quinta-feira (horário de Brasília). O grupo chegou a ser levado para a fronteira, mas a passagem de Rafah foi fechada novamente.

À CNN, diplomatas justificaram que o segundo grupo ficou de fora da primeira relação porque não se decidiram a tempo se queriam deixar Gaza. Segundo ele, após o fim da operação de resgate dos 34 brasileiros, os novos pedidos serão avaliados.

De acordo com relatos à CNN, diplomatas estão reunindo a documentação e dando assistência consular ao segundo grupo de brasileiros e familiares que demostraram interesse em deixar Gaza. O número de interessados, porém, costuma oscilar, chegando até a 50 pessoas.

A CNN teve acesso à documentação de um casal e duas crianças brasileiras que aguardam serem incluídos em uma segunda lista de repatriação.

O brasileiro Hasan Rabee, que aguarda a abertura de passagem de Rafah com a esposa e duas filhas, também espera a inclusão da mãe e das duas irmãs em uma próxima relação de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.

No dia 26 de outubro, Rabee conversou por vídeo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, pediu que as três mulheres da família também pudessem viajar ao Brasil. A informação de que Lula prometeu ajuda para retirar os familiares não cidadãos brasileiros de Gaza foi confirmada por fontes no Palácio do Planalto.

“Estou feliz, mas no mesmo tempo estou triste. Nossa família não foi colocada”, disse Rabee à CNN, que espera que os parentes possam viajar ao Brasil em uma possível segunda lista.

Nas redes sociais, Rabee postou um vídeo se despedindo da família. “Mais difícil na minha vida deixar a minha mãe e duas irmãs e viajar. Elas estão sem condições de vida. Espero essa segunda lista de familiares sair como prometeu o presidente Lula”, escreveu Rabee.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (10) que autoridades de Israel garantiram a ele que o grupo de pessoas que pediu repatriação ao governo brasileiro vai sair da Faixa de Gaza assim que a fronteira de Rafah reabrir para a passagem de estrangeiros.

Na quinta-feira (9), os brasileiros foram incluídos pela primeira vez na lista de estrangeiros que deveriam deixar a Faixa de Gaza nesta sexta. Entretanto, a fronteira de Rafah foi fechada temporariamente por volta das 11h (de Brasília) após um incidente na linha que separa o norte e o sul de Israel.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui