O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta quinta-feira, 18, a quantidade de pessoas aptas a irem às urnas em outubro para elegerem o prefeito e os vereadores para suas cidades. De acordo com os dados divulgados para as eleições de 2024, o Brasil possui 155,9 milhões de eleitores registrados.
O primeiro turno das eleições irá ocorrer em 6 de outubro e, o segundo, no dia 27 do mesmo mês. Por lei, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno, que só ocorre quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta do eleitorado, que em números representa a metade dos votos válidos mais um, desconsiderando os brancos e nulos.
Neste ano, a quantidade de possíveis votantes é 5,4% maior que em 2020, que foi de 147,9 milhões de pessoas.
O maior colégio eleitoral do Brasil é a cidade de São Paulo, com 9,32 milhões de cadastros. Na sequência estão Rio de Janeiro, com 5,09 milhões; Belo Horizonte, com 1,99 milhão; Salvador, com 1,96 milhão; e Fortaleza, com 1,76 milhão.
Eleições 2024: cidades com menos eleitores do país
As cidades com o menor número de eleitores são Borá (SP), com pouco mais de mil registros. O município do interior paulista é seguido de Engenho Velho (RS), com 1,1 mil; Araguainha (MT), com 1,2 mil; Serra da Saudade (MG), com 1,2 mil; e Jardim Olinda (PR), com 1,3 mil eleitores.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado