O Brasil tem 26 municípios com menos de 1,5 mil habitantes em 2024, conforme novas estimativas populacionais apresentadas nesta quinta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade com menor número de habitantes fica em Minas Gerais: é Serra da Saudade, com 854 moradores. Estados como Alagoas e Rio Grande do Sul apontam para uma futura queda no volume populacional.
Outros dois municípios com população inferior a mil habitantes são Anhanguera, em Goiás (921 moradores), e Borá, no Estado de São Paulo (928).
O somatório das populações dos 26 municípios com menos de 1,5 mil habitantes totaliza 33,2 mil indivíduos. Esse número representa menos de 0,03% de toda a população brasileira, projetada atualmente em 212,6 milhões de pessoas.
Soma das cidades não ocuparia um estádio de futebol
Para dimensionar esse contingente, ao comparar a soma das 26 cidades com a capacidade de público de um estádio de futebol, daria para afirmar que os habitantes ocupariam pouco mais da metade das arquibancadas, por exemplo, da Neo Química Arena, onde o Corinthians manda seus jogos.
O estudo com as estimativas do IBGE é importante para uma série de decisões que precisam ser tomadas em torno das políticas públicas.
Estatísticas ajudam na distribuição de recursos
Os números servem, por exemplo, para o Tribunal de Contas da União calcular a distribuição de recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios.
Esse fundo é composto por uma parcela da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.
As estatísticas são referência, ainda, para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
Segundo o IBGE, as estimativas foram calculadas com base nas projeções da população do Brasil e das unidades da Federação, revisadas na semana passada pelo órgão. O levantamento considera os dados dos últimos Censos Demográficos, de 2010 e 2022.
Veja a lista das 26 cidades
- Serra da Saudade (MG)
- Anhanguera (GO)
- Borá (SP)
- Araguainha (MT)
- Nova Castilho (SP)
- Cedro do Abaeté (MG)
- André da Rocha (RS)
- União da Serra (RS)
- Oliveira de Fátima (TO)
- São Sebastião do Rio Preto (MG)
- Coqueiro Baixo (RS)
- Engenho Velho (RS)
- Nova Aliança do Ivaí (PR)
- Miguel Leão (PI)
- Jardim Olinda (PR)
- Carlos Gomes (RS)
- Tupanci do Sul (RS)
- Uru (SP)
- Cachoeira de Goiás (GO)
- Grupiara (MG)
- Lagoa Santa (GO)
- Guabiju (RS)
- Flora Rica (SP)
- Doresópolis (MG)
- Paiva (MG)
- Crixás do Tocantins (TO)
Entre as 15 maiores cidades, 13 são capitais
Dos 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, 13 são capitais. “Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nessas cidades, representando 20,1% do total do país”, informou o IBGE.
Com 11,9 milhões de habitantes, São Paulo permanece como a cidade mais populosa do país. Na sequência vêm o Rio de Janeiro, com 6,7 milhões; Brasília, com 3 milhões; Fortaleza, com 2,6 milhões; e Salvador, com 2,6 milhões de habitantes.