domingo, novembro 17, 2024
InícioGeralBrasil tem 1,2 mil focos de incêndios; Maranhão lidera

Brasil tem 1,2 mil focos de incêndios; Maranhão lidera

Conforme dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registra nesta sexta-feira, 25, mais de 1,2 mil focos de incêndios. 

O bioma da Caatinga concentra a maior parte dos focos, com o equivalente a 25,3% do total.  Maranhão é o Estado com o maior número de queimadas, com 230 focos. Em seguida aparecem Mato Grosso do Sul (203) e Mato Grosso (136).

Incêndios atingem 5 biomas

Dos 6 biomas brasileiros, 5 registraram a incidência de fogo. O Pantanal teve o segundo maior número, com 317 focos, ou quase 25% da totalidade.

O Brasil encerrou o mês de agosto de 2024 com o pior número de queimadas em 14 anos. Foram 68,6 mil ocorrências, gerando como resultado a 5ª pior marca da série histórica, que se iniciou em 1998.

Em relação ao mesmo período de 2023, isso representa uma alta de 144% . Setembro teve 83,1 mil focos de incêndio, tornando-se, consequentemente, o pior mês do ano em número de queimadas até o momento. 

O mês passado foi o setembro com maior número de queimadas desde 2010, quando foram contabilizados 109 mil focos de incêndio.  Em relação ao último ano, que registrou 46,4 mil pontos de fogo em setembro, o aumento foi de 78,74%. 

Tradicionalmente, este é o mês em que se registra o pico de queimadas no Brasil, que segue até outubro.  O país acumula, em outubro, 26,3 mil focos de incêndio. Em 2024, já são 236,5 mil ocorrências do tipo.

O país vive, além da alta dos focos de incêndio, uma seca histórica, com a pior estiagem em 75 anos, segundo o Instituto Chico Mendes da Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Principais causas; entenda

A seca e a estiagem que afetam grande parte dos municípios são comuns no inverno brasileiro. A temporada teve início em junho e segue até o final de setembro. Contudo, a intensidade em que ocorrem na estação, este ano, é atípica. 

Os fatores que favorecem os incêndios são, principalmente, as fortes ondas de calor, em contraste com o menor número de ondas de frio; e a antecipação da seca, que em algumas regiões começou antes do inverno.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui