Você já pensou em viajar de carona? Não do modo antigo, levantando o dedão na beira da estrada (embora eu já tenha feito isso uma vez). Mas de um jeito mais moderno e seguro. Essa é a proposta do aplicativo BlaBlaCar, que tem cada vez mais adeptos aqui no Brasil.
A adesão é tamanha que acabamos de nos tornar o maior mercado dessa plataforma francesa, superando justamente a França.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Leia mais
A empresa de compartilhamento de caronas está presente em 22 países e dos mais de 100 milhões de usuários, 17 milhões estão no Brasil. Na França a empresa tem 25 milhões.
Mesmo com um número menor, nossas vendas já ultrapassaram a dos europeus em 30%.
Falando à agência de notícias Reuters, a presidente da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos, explica que a nossa vantagem é territorial.
“Já projetávamos essa liderança como algo natural, principalmente a partir da retomada do setor de turismo e viagens brasileiro, consolidada em 2023. Quando a gente olha para a complexidade do território francês, para a complexidade do território brasileiro, e aí eu estou falando basicamente de extensão do território, sem dúvida nenhuma, o Brasil é um mercado com muito potencial.”
Viagens de ônibus
A vantagem sobre os franceses se dá também pela diversidade de serviços oferecidos por aqui.
Além das viagens em carros, a BlaBlaCar oferece no país, desde 2020, um marketplace para a venda de passagens rodoviárias, com 214 viações conectadas à plataforma.
A empresa planeja expandir esse número para 250 neste ano, abrangendo, assim, 90% das linhas rodoviárias regulares do Brasil.
A ideia do aplicativo é bastante interessante: ocupar lugares vazios em carros e ônibus nas estradas, diminuindo o número de veículos nas vias. Ou seja, uma proposta de transporte mais sustentável.
Para isso, a plataforma busca conectar pessoas que estão procurando por uma carona ou viagem de ônibus, fazendo com que os deslocamentos sejam mais acessíveis.
A BlaBlaCar é hoje a única plataforma multimodal do Brasil, ou seja, permite que o usuário escolha, entre carona e ônibus, a melhor opção para os deslocamentos.
Também é possível utilizar os dois modos de viagem de forma complementar, fazendo, por exemplo, o primeiro trecho com carona e o segundo com ônibus – e vice-versa.
O BlaBlaCar é seguro?
- Eis a pergunta que quase todo leitor vai fazer – principalmente aqueles que não conhecem ainda o serviço.
- A resposta é que a plataforma pode ser tão segura quanto outros aplicativos de transporte.
- A empresa, por exemplo, oferece suporte ao cliente sete dias por semana. Ou seja, se acontecer qualquer coisa, pode entrar em contato que alguém vai te responder na hora.
- A BlaBlaCar coloca várias camadas de proteção no momento da inscrição: tem um selo de perfil verificado, além da adesão em três etapas, que inclui checagem de documentos, telefone e e-mail.
- Além disso, a empresa divulga avaliações feitas pelos membros para ajudar os condutores e passageiros a escolher com quem viajarão.
- Para proporcionar uma melhor experiência na viagem, o app pede ainda que os usuários informem suas preferências, por exemplo, se gostam de música, se preferem conversar ou ficar em silêncio.
- Motoristas também devem contar se são fumantes e se aceitam pets no veículo.
As informações são da Forbes.