segunda-feira, fevereiro 24, 2025
InícioGeralBrasil se prepara para nova onda de calor

Brasil se prepara para nova onda de calor

A formação de uma nova onda de calor sobre o Brasil deve impactar o país nesta semana, começando pela Região Sul. O fenômeno já afeta o Paraguai e a Argentina, onde as temperaturas atingem 39°C. O site Meteored divulgou a previsão do tempo neste domingo, 23.

Na primeira semana de março, espera-se que o calor intenso se espalhe por várias regiões do Brasil. Neste domingo, as temperaturas no país já estavam elevadas, com máximas que variam entre 30°C e 34°C na maioria das cidades.

Algumas localidades do Centro-Oeste, do Sul, do Sudeste e do Nordeste registraram temperaturas superiores a 35°C e chegaram a quase 40°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cinco maiores temperaturas foram registradas em Porto Murtinho (MS), com 39,5°C; Pato (PB), com 37,2°C; Quaraí (RS), com 37,5°C; Pedro Gomes (MS), com 36,7°C; e Bonito (MS), com 36,5°C.

Nesta última semana de fevereiro, as temperaturas devem permanecer altas, com valores acima da média para o período. A condição de onda de calor aplica-se principalmente ao Estado do Rio Grande do Sul e ao extremo oeste dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

A partir da primeira semana de março, a massa de ar quente deve ganhar força, o que coloca em alerta para onda de calor partes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Calor de 40ºC na Campanha Gaúcha

Nesta segunda-feira, 24, são esperadas temperaturas próximas aos 30°C pela manhã no Rio Grande do Sul, que devem atingir cerca de 35°C ao meio-dia. As máximas podem chegar a 40°C na fronteira oeste e na região da Campanha.

Na região central do Estado gaúcho, as temperaturas devem girar em torno de 38°C, enquanto na Região Metropolitana de Porto Alegre os termômetros podem marcar 36°C.

Em Santa Catarina, a previsão é de máximas em torno de 30°C, mas, no oeste e no extremo sul do Estado, as máximas podem alcançar 33°C e 34°C. No Paraná, condições semelhantes são esperadas, com temperaturas mais altas no oeste, no sudoeste e no noroeste, que chegam a 33°C e 36°C.

Nesta terça-feira, 25, a massa de ar quente deve intensificar, o que eleva as temperaturas em até 3°C. No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem ultrapassar 40°C nas regiões de fronteira das Missões, do oeste e da Campanha.

Na região central até Porto Alegre, as máximas podem variar entre 39°C e 41°C. Em Santa Catarina e no Paraná, o aumento será mais modesto, em cerca de 1°C, mas suficiente para manter o desconforto térmico, com temperaturas que chegam a 35°C e 36°C no oeste e sul catarinenses e em todo o oeste paranaense.

A quarta-feira 26 promete mais um dia de muito calor na Região Sul, embora as temperaturas não devam subir mais, ao se manterem próximas ou até 1°C a 2°C abaixo do dia anterior. A ação ocorre por causa do enfraquecimento do transporte de ar quente do centro-norte do Brasil.

A semana deve terminar com uma diminuição do calor, ainda presente, em toda a Região Sul e no Brasil, por causa do aumento da possibilidade de chuvas, que tende a reduzir a intensidade do calor e trazer mais nebulosidade, amenizando as temperaturas no momento das precipitações.

Previsão para março

Onda de calor no Rio de Janeiro
Moradores em situação de rua se refrescam em fonte na Praça Saenz Peña, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, em terça-feira de forte calor na cidade | Foto: Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo

No começo de março, o padrão mais seco e de chuvas irregulares deve persistir em grande parte do Brasil. Os sistemas de chuvas continuarão a enfrentar dificuldade para avançar pelo país e devem ficar concentrados entre o Uruguai, a Argentina e as regiões de fronteira do Rio Grande do Sul.

Assim, o Brasil central permanecerá aquecido, com o transporte de ar quente para o Centro-Sul e o leste do país, o que resulta em temperaturas até 6°C acima da média no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste.

Nesta semana, as máximas podem chegar a 37°C e 39°C na região central gaúcha, Porto Alegre, oeste e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais, interior do Nordeste e entre o nordeste de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso.

No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as temperaturas elevadas devem marcar o começo da semana, com máximas de 34°C na capital paulista, 36°C no Rio de Janeiro e 33°C em Vitória.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui