O Brasil enfrenta um aumento alarmante do número de incêndios em 2024. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o país registrou um crescimento de 76% nos focos, em comparação ao ano anterior.
Os biomas da Amazônia e do cerrado são os mais atingidos, enquanto o Pantanal apresenta o maior aumento porcentual de número de incêndios.
Os Estados mais afetados
Somente nas últimas 48 horas, o Inpe detectou 2,3 mil focos de incêndio. Dados específicos do instituto mostram que os Estados do Pará e de Mato Grosso estão entre os mais afetados.
A região do Matopiba, que reúne os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também foi atingida. Em resposta, o governo federal intensificou suas ações de combate ao fogo, com profissionais e aeronaves para controlar as chamas.
As vítimas dos incêndios
Até o dia 30 de setembro de 2024, os incêndios florestais no Brasil atingiram 18,9 milhões de pessoas. Além disso, causaram um prejuízo econômico de R$ 2 bilhões.
Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 684 cidades estão em estado de emergência por causa do fogo.
O órgão informou que os dados coletados são parciais. A confederação também garantiu que os registros passam por atualizações constantes.