Após o fim da participação nos Jogos Olímpicos de Paris, a Seleção Brasileira de Basquete se prepara para contar com um novo comando técnico. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) tem acerto com Tiago Splitter, atual auxiliar e ex-jogador, para substituir o treinador croata Aleksandar Petrovic no posto.
Petrovic, que estava aposentado, foi contratado para sua segunda passagem pela Seleção depois de demissão de Gustavo De Conti, em abril deste ano. Gustavinho substituiu justamente o croata, a partir de 2021.
Com Petrovic, o Brasil venceu o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, no início de julho, e se classificou para a Olimpíada de Paris. A Seleção avançou na fase de grupos e caiu nas quartas de final, ao ser eliminada nesta terça-feira (6) para os Estados Unidos – com o “novo Dream Team” em quadra.
O contrato entre CBB e Petrovic era válido somente até o fim da Olimpíada. Agora, a Seleção irá definir os moldes para oficializar Splitter no comando técnico.
Tiago Splitter, de 39 anos, atuou profissionalmente de 1999 a 2017 e marcou época no basquete espanhol, no San Antonio Spurs e com o Brasil. Depois, o ex-jogador foi auxiliar de Brooklyn Nets, de 2019 a 2023, e Houston Rockets, entre 2023 e 2024, e se prepara para ser o treinador do Paris, da França, na temporada 2024/2025.
O Brasil voltará sua preparação no ciclo doméstico para a Copa do Mundo de 2027. A Seleção Brasileira enfrentará o Uruguai, em novembro, pela terceira rodada do Grupo B das Eliminatórias para a Copa América de 2025.