O Brasil quer voltar a subir aos pódios do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de 2024. Depois de passar em branco em Tóquio, o país chega com favoritos ao ouro em Paris. A modalidade começa a ser disputada no sábado (27) e tem um dos mais belos palcos da Olimpíada. A arena se chama Estádio Torre Eiffel e fica no Campo de Marte, em frente ao principal cartão postal francês.
Quadro duplas representam o Brasil no vôlei de praia. No feminino, o país conta com Ana Patrícia e Duda, líderes do rankind mundial, além de Carol Solberg e Bárbara, que ocupam o quinto lugar no ranking. No masculino tem André e George, que estão no segundo lugar do ranking mundial, e Arthur e Evandro, na sexta colocação.
André e George serão os primeiros brasileiros a estrear na modalidade. Eles enfrentam a dupla marroquinha formada por Abicha e Elgraoui.
O formato de disputa do vôlei de praia em Paris segue o mesmo de Tóquio. Serão 24 duplas por gênero. Elas se dividem em grupos de quatro, com os dois primeiros colocados avançando à fase eliminatória. Os dois melhores terceiros também avançam. Já os outros terceiros vão para a repescagem.
As duplas femininas do Brasil foram cabeças de chave no sorteio dos grupos. Duda e Ana Patrícia ficaram no Grupo A, junto de Gottardi/Menegatti (ITA), Liliana/Paula (ESP) e Marwa/Elghobashy (EGY). Já Carol e Bárbara ficaram no Grupo E, com Stam/Schoon (NED), Paulikiene/Raupelyte (LTU) e Akiko/Ishii (JAP)
No masculino, só André e George foram cabeças de chave. Eles caíram no Grupo D, com Partain/Benesh (USA), Alayo/Díaz (CUB) e Abicha/Elgraoui (MAR). O principal confronto será contra os americanos, que estão em quinto no ranking mundial. Já Evandro e Arthur ficaram no Grupo E, e vão enfrentar os cabeças de chave Perusic/Schweiner (CZE), campeões mundiais em 2023, além de Hörl/Horst (AUT) e Schachter/Dearing (CAN).
A Olimpíada de Paris será transmitida na Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada) e Cazé TV (YouTube, Twitch e Amazon Prime Vídeo, para assinantes).
- 28/7 – domingo
6h: Carol/Barbara x Akiko/Ishii
11h: Ana Patricia/Duda (BRA) x Marwa/D. Elghobashy (EGY)
15h: Evandro/Arthur (BRA) x Horl/Horst (AUT) - 31/7 – quarta-feira
15h: Evandro/Arthur (BRA) x Schachter/Dearing (CAN) - 1/8 – quinta-feira
10h: George/Andre (BRA) x Partain/Benesh (EUA)
15h: Ana Patricia/Duda (BRA) x Gottardi/Menegatti (ITA) - 2/8 – sexta-feira
12h: Carol/Barbara (BRA) x Stam/Schoon (NED)
16h: Perusic/Schweiner (CZE) x Evandro/Arthur (BRA)
- Quartas de final
6/8 – segunda-feira – a partir das 12h
7/8 – terça-feira – a partir das 12h - Disputa do bronze
9/9 – quinta-feira – feminino – às 16h
10/9 – sexta-feira – masculino – às 16h - Final
9/9 – quinta-feira – feminino – às 17h30
10/9 – sexta-feira – masculino – às 17h30
*Horários de Brasília