Depois do Natal, um período de chuvas intensas está previsto para afetar o Brasil. Segundo o site Meteored, haverá risco de transtornos até o fim do ano. A Região Sudeste será a mais impactada, com um canal de umidade que vai se estabelecer sobre a área.
O padrão úmido do fim de ano se manifesta com um canal de umidade sobre o Centro-Norte do país. O fenômeno vai causar chuvas diárias em partes das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, além do oeste do Nordeste.
A previsão é de chuvas intensas
Nos próximos dias, a umidade intensifica-se sobre o Sudeste, ligada a uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano, que vai se formar próximo ao Rio Grande do Sul.
Na manhã da próxima quinta-feira, 26, esperam-se chuvas fortes no Centro-Oeste e precipitações mais leves em São Paulo e no Triângulo Mineiro, com chuvas mais abrangentes no oeste paulista.
A partir da tarde, a instabilidade aumenta. Estão previstas chuvas intensas para São Paulo, especialmente no centro-leste, Rio de Janeiro e centro-sul e oeste de Minas Gerais. Goiás e Mato Grosso do Sul também enfrentarão chuvas fortes, o que vai aumentar o risco de enchentes e deslizamentos.
Persistência das chuvas e riscos de transtornos para depois do Natal
Já na sexta-feira 29, a chuva continua intensa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com potencial elevado de transtornos em virtude da persistência das chuvas.
No Centro-Oeste, o sul de Goiás, o sudeste de Mato Grosso e o nordeste de Mato Grosso do Sul ficam em alerta para precipitações intensas.
Além disso, o próximo fim de semana trará chuvas ao Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e litoral norte de São Paulo, com potencial de chuvas intensas nas áreas próximas à divisa com Minas Gerais. A previsão é de tempo chuvoso contínuo, com riscos de alagamentos e deslizamentos.