Na manhã desta terça-feira, 5, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para chuvas intensas, que devem atingir as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e algumas cidades do Norte e do Nordeste. São dois alertas amarelos e um laranja.
O alerta laranja se concentra na maioria do território dos Estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, além de cobrir todo o Distrito Federal. Algumas regiões do Pará, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também estão na área do aviso.
As áreas sob o alerta laranja devem enfrentar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60-100 km/h. O Inmet alerta para o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No caso do alerta amarelo, além das localidades já citadas, as chuvas devem atingir os Estados do Amazonas, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas áreas, serão registrados acumulados entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40-60 km/h.
O que significam os alertas de chuvas intensas do Inmet?
Os alertas de chuvas intensas do Inmet são emitidos em três cores:
- Amarelo, que indica perigo potencial;
- Laranja, que indica perigo; e
- Vermelho, que indica grande perigo.
A previsão indica diferentes níveis de chuva e ventos fortes em cada alerta. Para todos os casos mencionados, o Inmet orienta os cidadãos a evitarem abrigar-se debaixo de árvores, em razão do leve risco de queda e de descargas elétricas.
O instituto ainda pede que os brasileiros não estacionem veículos próximos a torres de transmissão nem de placas de propaganda. Além disso, é recomendável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Os cidadãos podem ter mais informações na Defesa Civil, pelo telefone 199, e no Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.