O Brasil enfrenta chuvas intensas e acumulados até o próximo sábado, 8. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Norte, Nordeste e Sudeste devem encarar o temporal, cujo alerta começou na manhã desta quinta-feira, 6.
Chuvas intensas no Sudeste e no Norte do país
Na Região Sudeste, o Inmet emitiu alertas na cor amarela, que indica “perigo potencial”, para chuvas intensas. O norte do Espírito Santo enfrenta a precipitação, a partir do município de São Mateus. Na Região Norte, o norte do Amazonas e todo o Estado de Roraima encaram o temporal a partir de hoje.
Nesse caso, as chuvas podem acumular entre 20 e 50 milímetros por dia. Os dias ainda terão ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Previsão da Região Nordeste
Já para a Região Nordeste, todo o litoral dos Estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia terão acumulado de chuva até o sábado 8.
Neste caso, há baixo risco de de alagamentos e deslizamentos. O alerta, na cor amarela, que indica “perigo potencial”, apresenta acumulados de até 50 mm/dia.
Em contrapartida, o início desta semana começou com um clima mais seco. Algumas áreas do Brasil sofreram com a ausência de chuva e com risco de umidade abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essa última condição climática ocorreu em partes do oeste de São Paulo, do Paraná, do Triângulo Mineiro, de Goiás, do Distrito Federal, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. A severidade do clima seco pode ocasionar problemas respiratórios e incômodos.