O Brasil é o segundo país mais impactado pelo roubo de cartões de pagamento, conforme pesquisa da NordVPN. O estudo revelou que mais de 600 mil cartões foram comprometidos em todo o mundo, com mais de 39 mil sendo de brasileiros.
Os dados dessas transações são frequentemente vendidos na dark web, uma rede anônima que requer programas específicos para acesso.
Os Estados Unidos lideram este ranking, com 73.001 cartões roubados. Depois do Brasil, aparecem Índia (35.285), México (26.680) e Argentina (25.283).
O roubo de dados geralmente começa com a instalação de malwares — um tipo de software do mal, que é projeto para explorar vulnerabilidades em redes e dispositivos.
Eles “entram” no dispositivo das vítimas através de e-mails de phishing, download direto de de software infectado ou acesso a sites maliciosos.
Os malwares que atrapalham o Brasil
Maria Eduarda Melo, gerente geral da NordVPN no Brasil, explica que “essas ferramentas maliciosas podem ter origem em várias fontes, incluindo arquivos infectados de mensagens de spam”.
Uma vez instalado, o malware coleta informações sensíveis como credenciais e detalhes de cartões de crédito, enviando-os para servidores de hackers que vendem esses dados na dark web.
Adrianus Warmenhoven, conselheiro de cibersegurança da NordVPN, acrescenta que “o malware não apenas rouba os detalhes dos cartões de pagamento das vítimas”.
“A maioria das informações dos cartões roubados vem com um grande bônus para os cibercriminosos”, disse Warmenhoven. Ele destaca que esses dados adicionais podem levar a diversos tipos de ataques, como roubo de identidade e extorsão cibernética.
Dados da pesquisa
Segundo a pesquisa, entre os cartões roubados:
- 99% dão acesso a dados adicionais;
100% têm informações do sistema;
99% revelam cookies e informações de preenchimento automático;
95% têm credenciais salvas;
71% expõem o nome da vítima;
54% mostram a data de vencimento; e
48% incluem arquivos diversos do computador da vítima.
Alguns sinais de que o dispositivo pode estar infectado são:
- O dispositivo funciona mais lentamente do que o normal;
O dispositivo trava frequentemente;
Os dados móveis de acesso à internet acabam mais rapidamente;
Aparecimento de vários pop-ups;
Começa a aparecer mensagens que você não enviou;
Começa a aparecer aplicativos e arquivos que você não baixou;
A página inicial do navegador muda sem você trocar;
Você está sendo redirecionado frequentemente nos sites;
O sistema de segurança é desativado sozinho.
Passo a passo para remover o software malicioso do dispositivo
- Delete o aplicativo que contenha o malware;
Desconecte o dispositivo da internet. Alguns tipos de malware dependem da conexão;
Faça uma varredura em seu dispositivo com um antivírus;
Em último caso, execute uma redefinição de fábrica.