A previsão climática para o outono de 2023 no Brasil aponta para temperaturas acima da média histórica. Apesar disso, empresas de meteorologia preveem dias de frio, sobretudo no decorrer de abril.
De acordo com a MetSul, há uma mudança brusca na temperatura prevista para abril e maio. Nesse sentido, a previsão do tempo da empresa indica frio significativo para boa parte do país.
No entanto, ondas de frio mais prolongadas, com duração superior a cinco dias e temperaturas muito baixas, são esperadas apenas para o início do inverno. Em 2025, o inverno do Hemisfério Sul irá de 20 de junho a 22 de setembro.
A Climatempo afirma que, para o Brasil, o outono deste ano pode ser mais quente que o normal. A empresa destaca que o início da estação pode contar com calor devido ao acúmulo das altas temperaturas do verão.
Frio abaixo dos 20ºC

Para os primeiros dias de abril no Centro-Sul do país, a MetSul prevê temperaturas mínimas de 16ºC e máximas que variam de 21ºC a 25ºC. Já a Climatempo estima mínimas de 17ºC e 21ºC, com máximas de 20ºC e 29ºC.
A queda de temperatura, com direito às chamadas ondas de frio, deve ocorrer na primeira quinzena de abril, com maior intensidade no Centro-Sul. No geral, espera-se a predominância de dias amenos e até quentes, alternando com curtos períodos de frio.
“É importante ressaltar que os prognósticos poderão mudar, justamente por se tratar do outono”, observa a MetSul.
Apesar das condições mais quentes, as incursões de ar frio não deverão ser duradouras antes do inverno. As previsões meteorológicas indicam um outono com predominância de condições amenas, mas com potencial para variações climáticas.