A judoca brasileira Bia Souza venceu a israelense Raz Hershko, nesta sexta-feira, 2, e conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada de Paris 2024, pela categoria acima de 78kg.
A Confederação Brasileira de Judô reagiu com muito entusiasmo à conquista e postou no Instagram uma mensagem na qual definia a campanha destes Jogos como a melhor de todos os tempos do judô brasileiro.
“Que momento, que sensação! Estamos sem palavras!!!!!!”
Bia já vinha de uma luta difícil, ao eliminar, na semifinal, a francesa Romane Dicko, líder do ranking mundial, na casa da adversária. Contra a israelense, Bia aplicou um waza-ari que definiu a vitória.
Nascida em Peruíbe (SP), Bia, de 26 anos, conquistou o primeiro ouro olímpico do judô brasileiro desde o título de Rafaela Silva na Rio 2016.
Bia, atleta do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, já havia conquistado o ouro no Mundial de 2022 e o bronze no de 2023.
Na modalidade, foi a 27ª medalha em Olimpíadas, a terceira em Paris 2024. A primeira medalha, de bronze, veio com Chiaki Ishii em 1972. A primeira de ouro foi conquistada por Aurélio Miguel, em 1988. Nestes Jogos de Paris, Willian Lima levou a prata e Larissa Pimenta, o bronze.