sábado, novembro 23, 2024
InícioInternacionalBranqueamento dos corais não é fruto da intervenção humana

Branqueamento dos corais não é fruto da intervenção humana

Uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, sugere que o branqueamento dos corais marinhos no Nordeste e no Sudeste do Brasil são fruto da intervenção humana. Nessa produção jornalística, exibida no domingo 21, os autores atribuem aos humanos o aquecimento dos mares — o que provocaria a coloração da água e a morte dos corais. Mas essa avaliação é equivocada, segundo o meteorologista Ricardo Felício.

Antes de expor os equívocos, é necessário falar sobre as funções dos corais. Eles abrigam e alimentam uma grande quantidade de peixes e outros animais que vivem no mar. Além disso, são fundamentais para a reprodução e preservação dessas espécies.

De acordo com o professor Ricardo Felício, o aquecimento do mar é provocado pelo fenômeno “El Niño”, e não por causa das ações humanas.

O climatologista acrescenta que os próprios corais conseguem se recompor ao longo do tempo, apesar das fases de instabilidade.

Branqueamento dos corais não é novidade

Segundo Ricardo Felício, o branqueamento dos corais ocorreu em outras épocas. “Casos semelhantes aconteceram em 1998”, afirmou, ao acrescentar que essas instabilidades ocorrem no planeta.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui