Os botões de volume do iPhone não vão mais controlar o que estiver tocando no Spotify em outros aparelhos a partir de 3 de setembro. Segundo a plataforma, a Apple “descontinuou” essa tecnologia. Mas existe um caminho para contorná-la.
A mudança afeta apenas o Spotify Connect – a ponte do streaming entre aparelhos logados na mesma conta – e não o pareamento Bluetooth como um todo. Na prática, esse recurso funciona assim (por pouco tempo): se você, por exemplo, abrir o Spotify no seu iPhone e no seu PlayStation 5, consegue ajustar o volume do que estiver tocando no videogame apertando os botões de volume no celular.
Spotify oferece caminho tortuoso para contornar ‘descontinuação’ de controle de volume no iPhone
Ao invés de usar os botões de volume do iPhone, o usuário vai precisar deslizar uma barrinha no aplicativo do Spotify. Pensando na experiência, é um caminho mais tortuoso. Veja abaixo:
Ainda vai dar para controlar o volume por meio do Spotify Connect. Só vai ficar menos prático, pelo que a empresa mostrou em sua página de suporte (lá no final). Mas a companhia afirma que a mudança resultará num controle de volume “persistente e de alta qualidade”.
Do jeito que está, dá para controlar o volume do Spotify apenas apertando os botões do iPhone (até sem precisar acender ou desbloquear a tela). Do jeito que vai ficar, o usuário vai precisar desbloquear o celular e entrar no Spotify para controlar o volume. Na prática, a alternativa acrescenta etapas para algo que, atualmente, é mais simples.
Quando um usuário de iPhone pressionar os botões físicos de volume, o Spotify exibirá uma notificação que diz “Quer alterar o volume?”. Então, os usuários terão que tocar na notificação e usar o controle deslizante de volume exibido no aplicativo.
Além disso, o Spotify exibirá automaticamente a barrinha deslizante se os usuários pressionarem o botão de volume enquanto o aplicativo já estiver aberto.
Spotify responsabiliza a Apple
O Spotify culpa a Apple pela mudança, alegando que a empresa não lhe dá acesso à mesma tecnologia que permite ao Apple Music tocar em dispositivos de terceiros.
Como resultado, controlar o volume com o botão físico do iPhone se tornou “instável” para dispositivos conectados, causando picos de volume durante a reprodução e outros bugs.