Um botijão de gás explodiu em uma casa em Maringá, no Paraná, no último sábado, 2. O incidente ocorreu quando o proprietário da casa, depois de realizar um churrasco na noite anterior, colocou o botijão dentro da churrasqueira durante a limpeza do local.
A churrasqueira ainda estava morna e tinha brasas quando o homem colocou o botijão sobre a grelha. Felizmente, ninguém se feriu com a explosão.
De acordo com o relato do morador à RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, o botijão que explodiu era antigo e estava vazio, sem gás dentro. “Eu usava o botijão como uma peça de antiquário, sempre gostava de mostrar para os amigos que era utilizado em lampiões”, disse.
Botijão de gás explode dentro de casa no Paraná, mas não deixa feridos pic.twitter.com/EvtVcjIrwe
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 7, 2024
Como usar botijão de gás
Evitar incidentes com botijão de gás começa desde a compra. O Corpo de Bombeiros do Paraná recomenda não adquirir peças com preços abaixo do mercado ou de fornecedores não confiáveis.
Além disso, não se pode deitar o botijão de gás, pois isso tende a comprometer a válvula e as conexões. Deve-se ainda armazená-lo em locais bem ventilados e afastados de fontes de calor ou faíscas, assim como verificar as condições do objeto e de suas conexões regularmente.
Os bombeiros também aconselham a nunca armazenar botijões dentro de porões, armários ou áreas fechadas, como gabinetes e pias. Já a mangueira do gás nunca deve ser passada pela parte de trás do fogão, a fim de evitar o risco de danos e vazamentos.
Por fim, é necessário ficar atento à data de validade do botijão e seguir as instruções de instalação corretamente.